Museu de Arte Popular Portuguesa

Breve Historial do Museu de Arte Popular Portuguesa

O Museu de Arte Popular Portuguesa situa-se no piso térreo do Centro Cultural de Pombal, na zona histórica da cidade, e contém em exposição um espólio de cerca de 2000 peças de artesanato de todas as regiões do país.

Este espaço museológico é o resultado de um trabalho de procura e selecção permanentes de Nelson Lobo Rocha, técnico aposentado da Fundação Calouste Gulbenkian, ao longo de mais de vinte e cinco anos de convívio com os próprios artesãos.

A colecção doada à Câmara Municipal de Pombal supera pela sua diversidade, qualidade e quantidade, tudo o que seria possível esperar. Um tão grande número de peças e a sua enorme diversidade de figuras e motivos, é de inegável riqueza, facilitando a dispersão do olhar e do sentir.

Os artesãos, aqui tão ricamente representados, mostram um retrato em corpo inteiro das tradições populares portuguesas duma forma genuína que veste esta sala nobre de cor, de beleza, de alegria e encanto.

Localização e Contactos
Centro Cultural de Pombal – Praça Marquês de Pombal
3100-440 Pombal
E-mail: centrocultural@cm-pombal.pt