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Medidas adotadas pelo Município de Pombal para responder à pandemia de COVID-19

Lista atualizada das medidas adotadas pelo Município de Pombal

para responder à pandemia de COVID-19

Para resposta à pandemia de COVID-19, o Município de Pombal:

 

  • Cedeu instalações e todo o apoio logístico, técnico e recursos humanos para o funcionamento de uma Área Dedicada ao COVID (ADC) do Centro de Saúde de Pombal

 

  • Criou, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, um centro de testes, em sistema drive-thru, a funcionar no Expocentro;

 

  • Criou um contact center para marcação dos testes e uma plataforma informática para a sua gestão;

 

  • Disponibiliza Equipamentos de Proteção Individual a IPSS, Forças de Segurança, Bombeiros; Juntas de Freguesia e Comissões Sociais de Freguesia e Interfreguesia;

 

  • Isenção de taxas de ocupação de espaço público para esplanadas até ao fim de 2020;

 

  • Isenção de duas mensalidades para os comerciantes que são arrendatários de espaços municipais;

 

  • Isenção de duas mensalidades para vendedores no Mercado dos Agricultores;

 

  • Isenção de terrados na Feira Semanal;

 

  • Criou uma bolsa de voluntários para apoios às IPSS e lares;

 

  • Reduziu em 50% no valor das faturas da água/saneamento/RSU (a vigorar a partir da fatura de março) – a medida vigorará por 3 meses, renovável por igual período – 220.000€/mês;

 

  • Prorrogou em 30 dias do prazo para liquidação das faturas da água/saneamento/RSU;

 

  • Criou uma linha de apoio psicossocial;

 

  • Monitoriza e disponibiliza, na página do Município, uma lista atualizada de serviços essenciais em funcionamento (mercearias, mini e supermercados, padarias, talhos, peixarias, restaurantes com take-away e farmácias);

 

  • Criou uma rede de Equipamentos de Apoio e Confinamento, com 7 localizações, para servir de retaguarda aos lares e IPSS;

 

  • Adquiriu 160 camas completas;

 

  • Obteve, através da Proteção Civil, 100 camas de campanha;

 

  • Reservou e tem em prontidão 100 colchões-cama;

 

  • Apoiou com 16 camas a CERCIPOM na criação das suas duas áreas de confinamento;

 

  • Assegura a distribuição de cabazes com bens alimentares às famílias mais carenciadas;

 

  • Assegura o fornecimento de almoços aos Bombeiros Voluntário de Pombal;

 

  • Adquiriu 50 telemóveis para os profissionais de saúde do Centro de Saúde de Pombal;

 

  • Suspendeu o pagamento de estacionamento na cidade;

 

  • Associou-se ao Movimento Maker para a produção de viseiras para os profissionais das IPSS, serviços de saúde de forças de segurança;

 

  • Atribuiu um apoio de 75 mil euros ao Centro Hospitalar de Leiria para aquisição de equipamento, preferencialmente ventiladores a instalar no Hospital Distrital de Pombal;

 

  • Isentou de pagamento das faturas da água/saneamento/RSU (a vigorar a partir da fatura de março) para as IPSS – a medida vigorará por 3 meses, renovável por igual período;

 

  • Atribuiu apoios extraordinários às Juntas de Freguesia para aquisição de combustível para os projetos de apoio à população – 18.500€;

 

  • Atribuiu apoios extraordinários às Comissões Sociais de Freguesia e Interfreguesia para apoio social de emergência – 18.500€;

 

  • Realizou um levantamento das necessidades de meios tecnológicos dos alunos da escolaridade obrigatória, para o ensino à distância;

 

  • Adquiriu 100 computadores e 100 routers para garantir o acesso dos mais desfavorecidos ao ensino à distância, na escolaridade obrigatória;

 

  • Distribuição de viseiras aos comerciantes do concelho e feirantes da Feira Semanal;

 

  • Reforçou os meios de comunicação digitais do Município e as linhas telefónicas diretas;

 

  • Disponibiliza a Residência de Estudantes para Profissionais de Saúde e das Forças de Segurança;

 

  • Implementou mecanismos de desinfeção dos espaços públicos;

 

  • Duplicou as desinfeções dos contentores de Resíduos Sólidos Urbanos;

 

  • Desinfetou, em parceria com a VALORLIS, 1.277 Ecopontos;

 

  • Desinfeta os autocarros dos transportes urbanos (Pombus) de 20 em 20 minutos;

 

  • Efetuou testes a utentes e profissionais de IPSS e bombeiros;

 

  • Prorrogou o prazo para candidatura ao Concurso Público para arrendamento apoiado;

 

  • Instalou tendas para espera junto do Centro de Saúde e Farmácia de Serviço;

 

  • Produz conteúdos digitais educativos, disponibilizados on-line;

 

  • Criou uma plataforma de e-learning para os colaboradores do Município.

 

(atualizada a 28/05/2020)

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