Breve Historial

O Teatro-Cine de Pombal nasce, na primeira metade do século XX, na sequência de um ciclone devastador que terá sido responsável pela derrocada de um teatro que existia ao tempo e que, tudo indica, seria construído em madeira.

Este infortúnio terá levado um grupo de cidadãos a constituir uma sociedade com a finalidade de construir um teatro-cine. Depois de vários projectos, executados entre 1938 e 1948, todos de autoria dos arquitectos Camilo e Ernesto Korrodi, procedem, à sua construção na actual praça Comendador Manuel Henriques Júnior, aproveitando para o efeito uma fábrica de blocos aí existente da qual o novo teatro-cine terá herdado o mesmo espaço físico e as paredes exteriores laterais.

Resumiu-se o trabalho de construção ao interior, onde se integrou a linguagem oficializada do décor e do mobiliário dos anos 40, e à fachada que é executada em sóbrio arte-deco, (publicação Arquitectura Modernista em Portugal, Gradiva, pág. 143), tudo dentro de uma filosofia de controle de despesas, o que motivou a ausência de materiais nobres e constante atrito entre os diferentes tipos de construção tradicional / moderno.

Não detendo importância por demais relevante em termos arquitectónicos, representou um valor de grande significância em termos de património sócio-cultural, fazendo parte da memória colectiva da cidade de Pombal. A sua existência pela glória dos espectáculos que marcaram gerações sofrendo, ao longo dos anos, as vicissitudes do tempo.

A Câmara Municipal de Pombal, nesta reconstrução que se inaugurou a 19 de Março de 2002 pretendeu manter viva a memória de várias gerações preservando a arquitectura da fachada e dotando esta sala de espectáculos das condições técnicas necessárias para as exigências e especificações actuais e futuras com comodidade e segurança.

Informação Técnica

Localização e Contactos