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Breve Historial do Arquivo Municipal arquivo

O Arquivo Municipal de Pombal surge da necessidade que a Câmara Municipal sentiu de guardar para memória futura e futura utilização, os documentos relativos aos serviços camarários, à cidade, ao concelho e aos seus habitantes.

 

Com o objectivo de salvar a memória colectiva do nosso Concelho, a Câmara Municipal em reunião de 9 de Dezembro de 2002, deliberou por minuta estabelecer um protocolo com o Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo, no âmbito do Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais, para a construção de um edifício destinado ao Arquivo Municipal. A primeira pedra foi lançada no dia 11 de Novembro de 2004, sendo a sua inauguração realizada em 29 de Julho de 2006.

 

O Arquivo Municipal de Pombal tem à sua guarda os documentos produzidos e recebidos pelos diversos serviços da Câmara Municipal de Pombal no decorrer das suas funções ou actividades publicas, conservados para servirem como elementos, de gestão e prova, podendo à posteriori, serem alvo de estudo da nossa história.

 

É nossa pretensão incorporar no Arquivo, fundos documentais provenientes de quaisquer pessoas singulares ou colectivas, bem como, instituições públicas ou privadas.

 

Serviços do Arquivo Municipal

  • Recepção: Espaço onde é feito o controlo de entrada e saída do leitor, através da sua identificação. Onde o utilizador é encaminhado para a Sala de Leitura, após ter depositado, objectos como malas, pastas, caixas, etc., em cacifo e onde será dada uma primeira orientação de pesquisa ou outras informações.
  • Sala de Leitura: Espaço onde se encontra uma pequena biblioteca especializada de livre acesso e onde se podem consultar os instrumentos de descrição documental (IDD’s), inventários, catálogos, índices, etc., assim como toda a documentação solicitada (Diários da República, documentação administrativa e histórica). Neste espaço o leitor só poderá ter consigo, livros, folhas ou blocos de papel, lápis e computadores portáteis.
  • Internet: A Sala de Leitura encontra-se equipada com o sistema “wireless”, permitindo o acesso à Internet, a partir dos computadores de uso pessoal.
  • Certidões/fotocópias: Serviço de atendimento para passagem de certidões e pedidos de reprodução de documentos. Devendo indicar no pedido de reprodução, feito na Sala de Leitura, se há ou não, objectivo de publicação, o que dependerá de autorização específica.
  • Empréstimo de documentação: Para exposições, mediante os procedimentos específicos nas Normas de Empréstimo para Exposições, que constam no Regulamento;
  • Actividades culturais e pedagógicas

 

Funcionalidades do Arquivo

  • Serviço de digitalização
  • Serviço de avaliação, selecção e eliminação da documentação
  • Serviço de conservação e restauro
  • Serviço de referência
  • Serviço educativo
  • Serviço de investigação histórica.

 

O Arquivo Municipal espera a colaboração de todos na salvaguarda do nosso património.

 

Localização e Contactos
Arquivo Municipal de Pombal
Praça Marquês de Pombal, 3100-440 Pombal, Portugal
Tel. (+351) 236 210 585 – Fax (+351) 236 210 599
E-mail: arquivo@cm-pombal.pt

 

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta-feira das 9:00 às 17:30 horas