Resíduos

parques de recolha de “monstros”

O Município de Pombal colocou em funcionamento cinco parques de recolha de “monstros”, em Abiul, Albergaria dos Doze, Redinha, Santiago de Litém e Vermoil, para uso gratuito.

Os espaços, vedados e vigiados, destinam-se à recolha de resíduos domésticos volumosos que, pela sua dimensão, volume, forma ou peso, não podem ser recolhidos pelos meios normais de remoção como, por exemplo, móveis, colchões, eletrodomésticos e alcatifas/ tapetes.

Materiais aceites:

– Móveis
– Colchões
– Eletrodomésticos
– Alcatifas
– Tapetes

Materiais não aceites:

– Resíduos de construção e demolição
– Pneus e quaisquer outros resíduos provenientes de oficinas
– Resíduos perigosos (telhas lusalite, tintas, lã de rocha, entre outros)
– Resíduos industriais
– Cartões
– Plásticos
– Lixo doméstico
– Resíduos verdes (relva, palmeiras, ramos, etc.)

Regras de funcionamento:

a) O parque de recolha de monstros destina-se exclusivamente a utilizadores domésticos residentes no Concelho de Pombal;

b) Os monstros têm de ser depositados corretamente no interior do contentor colocado para o efeito pelos respetivos utilizadores;

c) É expressamente proibido e punível com coima depositar qualquer tipo de resíduos fora do contentor, bem como no espaço interior e exterior do recinto;

d) É expressamente proibido furtar, destruir, vandalizar ou danificar os equipamentos existentes neste espaço;

e) É expressamente proibido e punível com coima o furto de resíduos existentes no parque de recolha de monstros;

f) O horário de deposição definido deverá ser integralmente cumprido pelos seus utilizadores;

g) Deverão ser reportadas ao Município de Pombal ou respetiva Junta de Freguesia/União de Freguesias eventuais anomalias ou inexistência do equipamento destinado à deposição de monstros.

Recomendação:

Sempre que tenha dúvidas sobre qual o destino final a dar a um determinado resíduo, recomenda-se que contacte os serviços municipais (recolhademonstros@cm-pombal.pt) para o respetivo esclarecimento, de forma a agir corretamente, evitando assim coimas e ajudando o ambiente!

ABIUL

Junto ao estaleiro da Junta de Freguesia
Tel. 236 921 206
eMail: geral@freguesiadeabiul.pt