‘Cacifos de Leitura’ vence Prémio Maria José Moura

O júri do Prémio Maria José Moura – Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, na sua 8ª edição, decidiu atribuir o Prémio de 2021 à candidatura “Cacifo de Leituras” da Biblioteca Municipal de Pombal. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 8 de maio, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

O júri considerou atribuir o Prémio ao projeto por ser “um exemplo da resposta que, em tempos de pandemia, muitas bibliotecas deram para continuar a servir as suas comunidades, bem como devido ao seu impacto e sustentabilidade: o serviço continua a funcionar tendo fidelizado os seus utilizadores procurando, igualmente, atingir públicos cada vez mais alargados fora do horário normal de funcionamento da Biblioteca”.

O projeto “Cacifo de Leituras” surgiu no âmbito do contexto de pandemia Covid-19. Perante um contexto absolutamente desconhecido em que as dificuldades de aproximação ao público foram inúmeras e crescentes a cada dia, a Biblioteca Municipal de Pombal assumiu uma responsabilidade com a comunidade que foi além de manter um serviço em funcionamento: disponibilizar uma forma segura de contacto com o livro, apoiar o desenvolvimento de hábitos saudáveis, contribuir para que as sequelas deixadas pela pandemia fossem minimizadas quer ao nível da saúde mental, quer ao nível da saúde em geral.

O “Cacifo de Leituras” foi uma ideia bem acolhida pela comunidade e com níveis de utilização que superaram e superam muito a expectativa.

O Prémio Maria José Moura, promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), tem como objetivo reconhecer projetos inovadores e originais em desenvolvimento, ou desenvolvidos, por bibliotecas públicas municipais. Ao mesmo tempo, pretende também homenagear Maria José Moura pelo papel determinante que desempenhou na constituição da Rede Nacional das Bibliotecas Públicas.

O júri é constituído pelo Diretor-Geral da DGLAB, que presidirá, por representantes da DGLAB, da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD), da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), da biblioteca vencedora do Prémio na edição anterior e por uma personalidade relevante do meio profissional, selecionadas pela DGLAB de acordo com critérios de qualificação e profissionalismo reconhecidos.

Pombal, 09 de maio de 2023