Acesso Rápido

Observatório de Leitura premeia literatura para a infância e juventude

Observatório de Leitura premeia literatura para a infância e juventude

O Observatório de Leitura, criado no âmbito do encontro de literatura infantojuvenil, promovido há 19 anos pelo Município de Pombal, atribui o Selo Caminhos de Leitura, um dos prémios portugueses mais recentes na área da literatura para a infância e juventude.

Dividida em quatro categorias (Distinção, Seleção, António Torrado – Menção Honrosa e Brasil), a atribuição dos Selos está associada aos seguintes critérios de avaliação: qualidade do texto, ilustração, projeto gráfico das obras, abordagem de temáticas inovadoras, criatividade e qualidade da tradução.

Neste primeiro ano de implementação, o Observatório de Leitura recebeu na totalidade 61 títulos de 24 editoras e/ou edição de autor.

Todos os títulos foram alvo de análise e discussão pelo grupo de especialistas. A decisão para a atribuição das quatro categorias do Selo Caminhos de Leitura passou por diversas fases de avaliação, tendo o júri chegado à fase final com a seguinte atribuição:

Selo Distinção, considerados os melhores livros do ano – 10 livros.

Selo Seleção, livros que não podem faltar em qualquer biblioteca, com diversidade de autores, editoras e temáticas – 20 livros.

Selo António Torrado – Menção Honrosa, livro que se destaca de todas as categorias – 1 livro.

Selo Brasil, livros da distinção do Selo Cátedra 10 – Cátedra da UNESCO para a Leitura da PUC-Rio – a anunciar brevemente.

Os premiados serão anunciados no dia 23 de abril, através do SITE Caminhos de Leitura.

O Observatório de Leitura surge em parceria com o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio – iiLer/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, a DGLAB – Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a RBE – Rede de Bibliotecas Escolares e o Centro de Investigação em Estudos da Criança – Universidade do Minho, e é constituído por um grupo de dez especialistas de literatura para a infância e juventude (António Jorge Serafim, Bru Junça, Dora Batalim Sottomayor, Iêda Alcântara, Maria José Vitorino, Paula Cusati, Rita Pimenta, Rui Marques Veloso, Sara Reis da Silva e Tâmara Bezerra) que analisa e faz a seleção da edição nacional e de língua oficial portuguesa (exceto Brasil), com vista à atribuição do Selo Caminhos de Leitura, coordenado por Benita Prieto.

Difundir e promover a literatura para a infância e juventude, os escritores, ilustradores e editores, proporcionando a troca de conhecimento editorial e projetando os autores nos territórios da CPLP, são os objetivos do Observatório de Leitura, que tem coordenação geral do Município de Pombal, através da Unidade de Cultura e Unidade de Projetos Educativos – Biblioteca Municipal.

Pombal, 20 de abril de 2023