Pombal candidata-se a programa europeu para desenvolvimento urbano sustentável

O Município de Pombal é um dos parceiros de três consórcios que apresentaram candidatura ao programa URBACT IV – Programa Europeu de Cooperação Territorial – que tem como objetivo o fomento do desenvolvimento urbano sustentável integrado nas cidades europeias.

Uma das redes, coordenada pela cidade de Copenhaga (Dinamarca), pretende implementar ações que apoiem os cidadãos na sua transição verde. Visa avaliar como é que a administração local pode ser um facilitador da transição verde para os cidadãos, aplicando um Plano de Ação para a Transição Verde e a definição de um espaço de acesso a informação que seja pertinente para os cidadãos. Esta proposta pretende envolver os cidadãos, principalmente os que residam na Área de Reabilitação Urbana (ARU) da Zona Central da Cidade de Pombal.

Outra rede de municípios, coordenada pela cidade de Liepaja (Letónia), pretende promover o desenvolvimento de um Plano Integrado de Mobilidade Sustentável e criar uma visão de longo-termo para o desenvolvimento da mobilidade sustentável em cidades de pequena e média dimensão pertencentes ao Continente Europeu. Todos os cidadãos interessados na mobilidade em Pombal poderão participar no Grupo Local.

Por último, uma rede coordenada pela cidade de Agen (França), pretende atuar sobre o isolamento social através da promoção da participação dos cidadãos. Neste projeto procurar-se-á promover o vínculo social entre as pessoas e entre estas e o território, através da constituição de brigadas comunitárias. Todos os cidadãos interessados poderão fazer parte das brigadas, principalmente as pessoas com mais de 65 anos e famílias monoparentais.

O programa URBACT vai na sua 4ª edição, sendo a primeira vez que Pombal participa. A participação nestas candidaturas partiu de uma proposta da Equipa Multidisciplinar para a Felicidade e Bem-Estar Comunitário, tendo sido aceite pela Divisão de Urbanismo, Planeamento e Reabilitação Urbana e pela Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde que, caso sejam aprovadas, irão coordenar os projetos a nível local a partir de junho de 2023.

O URBACT é um programa europeu de cooperação que tem vindo a promover a cooperação entre cidades, apoiando-as na conceção de estratégias para o desenvolvimento urbano sustentável. Integradas em redes temáticas, as cidades desenvolvem planos de ação a partir da troca de experiências e da partilha de conhecimento entre elas. Este programa está associado a um método de cocriação – baseado na integração, na participação cidadã e na aprendizagem através da ação – que visa capacitar os agentes urbanos e contribuir para a conceção e a implementação de políticas participativas e integradas, envolvendo diferentes níveis governativos e diversos setores.

Pombal, 3 de abril de 2023