Pombal promoveu território na maior feira nacional de turismo

O Município de Pombal participou, pela primeira vez com espaço próprio, na 33ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu entre 1 e 5 de março e que recebeu mais de 63 mil visitantes. O certame juntou mais de 1.400 expositores, numa área de 45.000m2, tendo estado presentes 75 destinos internacionais.

A participação de Pombal, sob o claim “Terra de Encanto e Beleza”, como destino turístico, permitiu uma viagem imersiva pelo nosso território, onde, para além das imagens impactantes e demonstrativas da riqueza existente, quer ao nível do património, como da natureza, cultura e ambiente, se destacaram as experiências mais inovadoras, como a visita, através da realidade virtual, de alguns dos locais emblemáticos, como a Serra do Sicó, a Praia do Osso da Baleia ou o Convento do Louriçal.

Houve ainda destaque para a mostra de produtos regionais, representativos das várias freguesias do concelho, nomeadamente durante os diversos ‘showcooking’ dinamizados pelo Chef Flávio Silva, natural de Meirinhas.

Para além do ‘stand’ próprio, Pombal fez-se representar no espaço dedicado à Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, onde houve a oportunidade de apresentar as principais ofertas turísticas diferenciadoras aos visitantes daquela que é considerada a maior feira nacional de turismo.

Ainda durante o certame, foram promovidos momentos de animação alusivos à época pombalina, centrados na figura de Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, para além da promoção dos principais eventos culturais agendados para este ano.

Considera-se que a participação de Pombal, enquanto destino turístico, neste tipo de eventos é extremamente positiva e enriquecedora, tendo funcionado como elemento ativador e gerador de visitantes e “curiosos” relativamente ao destino, à sua riqueza e variedade.

O objetivo inicial, de projetar o território a nível nacional e internacional, mas também fazer com que as pessoas conheçam Pombal e se sintam incentivados a visitá-lo, foi alcançado com sucesso. Ao longo dos cinco dias foram estabelecidos um vasto número de contactos com operadores, investidores, ‘players’ e responsáveis internacionais, que permitirão nos próximos anos incrementar ainda mais o nosso território como destino turístico, gerando maior atratividade tanto para visitantes como para investidores.

Pombal, 13 de março de 2023