Acesso Rápido

Município promove Semana da Juventude focada na temática da Saúde Mental

Município promove Semana da Juventude focada na temática da Saúde Mental

 

O Município de Pombal, em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal (Adilpom), vai promover de 27 de março a 2 de abril a Semana da Juventude, este ano associada à Saúde Mental. Atendendo a importância que a temática tem presentemente, sobretudo entre os mais jovens, serão realizadas diversas atividades para abordar o tema de forma apelativa e descontraída.

Neste sentido, o pontapé de saída acontecerá no dia 27 de março, às 15h00, no Teatro-Cine de Pombal, com a exibição da curta-metragem “No limiar do pensamento”, de António Sequeira, que aborda o combate ao estigma da doença mental, numa parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral e do Cineclube de Pombal, seguida de um debate com a presença do realizador da curta-metragem.

Ao longo dos primeiros dias, serão promovidas várias sessões que abordarão diferentes temáticas, como “Gestão de emoções na adaptação ao mercado de trabalho e ensino superior”, “Gestão da Ansiedade”, “Estratégias de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal”, “Bullying e Gestão de Conflitos”, “Primeiros socorros psicológicos” e “Impacto dos videojogos na saúde mental”.

A programação da Semana da Juventude resulta de uma articulação com as associações juvenis e estudantis do concelho, bem como do Conselho Municipal de Juventude, e prevê a realização de várias dinâmicas e iniciativas, designadamente workshops, talks, atividades desportivas e culturais.

As atividades têm como epicentro o Jardim do Cardal, em pleno centro da cidade, onde será instalada uma tenda para acolher os diversos eventos. Como é o caso da Feira de Formação e Orientação Vocacional, de 28 a 30 de março, que permitirá aos jovens do ensino secundário e profissional contactar com novas experiências e oportunidades para melhor projetarem o seu futuro, contando para o efeito, com a presença de várias instituições de ensino (secundário e superior), bem como, forças de segurança e organizações com programas vocacionados para os jovens.

Na ocasião, a cidade acolherá o “Creactivity Bus”, um projeto da Fundação “La Caixa”, que propõe workshops para despertar a criatividade das crianças e jovens.

Ao nível cultural, destaque para o dia 31, destinado ao Dia Académico, a cargo dos estudantes do Núcleo de Formação do Politécnico de Leiria, e uma Noite Académica com a atuação de tunas. No dia seguinte, sábado, 1 de abril, subirá ao palco o cantor Ivo Lucas.

O evento encerrará com a realização do “O Talento Sai à Rua”, uma mostra de bandas juvenis do concelho, promovida no âmbito do programa Jovem Autarca de Pombal e com objetivo de realçar a importância do contributo dos jovens para o desenvolvimento cultural e artístico do concelho.

De realçar, ainda, a realização de um “Sunset de Ideias”, no dia 29, na Cafetaria do Castelo, com a participação da influencer e médica Débora Monteiro.

Na área desportiva, destaca-se, entre outras ações, a realização da “Pombal Sports Academy” e da “BMX Freestyle”.

Pombal, 6 de março de 2023