Miriam Leal toma posse como Jovem Autarca de Pombal

Miriam Pereira Leal, aluna do curso de ciências e tecnologias do Colégio João de Barros, em Meirinhas, toma posse como Jovem Autarca de Pombal, no âmbito do programa promovido, pelo segundo ano consecutivo, pelo Município de Pombal. A cerimónia, presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão, será realizada na próxima sexta-feira, 10 de fevereiro, pelas 17h30, no Café Concerto (Teatro-Cine de Pombal).

O programa Jovem Autarca pretende motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos.

Miriam Leal foi eleita com 419 votos, enquanto Inês Santos e Manuel Moderno, alunos da Escola Secundária da Guia e do Instituto D. João V (Louriçal), respetivamente, foram eleitos vereadores. Os restantes candidatos: Beatriz Silva, Ivo Jorge, Dinis Marques, Telmo Silva e Diogo Rebola constituem a Assembleia de Jovens Autarcas.

Sob o lema “E o futuro? Construímos juntos?”, a candidatura de Miriam Leal prevê três objetivos para o seu mandato. A primeira proposta consiste na organização de uma semana desportiva, durante a qual serão realizados torneios de diversas modalidades, visando sensibilizar para o combate ao sedentarismo.

A segunda proposta prevê a criação de uma caixa de sugestões, através de uma plataforma online, para que “os jovens possam colocar as suas dúvidas e enviar comentários e opiniões sobre o que está a ser feito, ou possa a vir a ser feito, no concelho”.

Miriam Leal propõe, ainda, a organização de uma Feira de Futuro, com o objetivo de “informar os jovens, e esclarecer dúvidas, acerca das opções disponíveis à saída da escolaridade obrigatória”, como a prossecução de estudos no ensino superior.

A nova Jovem Autarca, que sucede a Sara Gaspar, pretende “dar a devida atenção” às propostas dos jovens, no sentido de “incluir todos os que querem dar o seu contributo para o desenvolvimento do concelho de Pombal”.

Pombal, 7 de fevereiro de 2023