Pombal cria centro de apoio à integração de migrantes

Pombal vai disponibilizar um serviço para acolhimento, informação e apoio a cidadãos migrantes, resultado de uma cooperação entre o Município, o Alto Comissariado para as Migrações, I.P., e a Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal (Adilpom). O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), será inaugurado na próxima quinta-feira, dia 12, com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.

A instalação do CLAIM enquadra-se na estratégia municipal em acolher, cada vez melhor, os cidadãos que escolhem o território para se fixarem. Até porque, “Pombal é um território que, em termos de acessibilidades, é central no país, mas também porque tem várias ofertas turísticas, culturais, desportivas, de saúde”, proporcionando-lhes conforto e bem-estar, considera o presidente da Câmara Municipal.

Para Pedro Pimpão, o CLAIM, que funcionará no edifício da Loja de Cidadão, no centro histórico de Pombal, passará a ser “mais uma condição para que as pessoas que escolham o nosso território se sintam devidamente integradas.”

O funcionamento daquele Centro será assegurado por técnicos do Município, que para o efeito obterão formação ministrada pelo Alto Comissariado para as Migrações, entidade que disponibilizará igualmente informação sobre as áreas da integração e migrações, e de outras políticas públicas, tendo no centro da atuação a salvaguarda dos direitos dos cidadãos imigrantes.

Pombal assume-se como um concelho comprometido e empenhado em promover a inclusão social de todos os seus habitantes e que a população conta com residentes estrangeiros em número significativo.

Os CLAIM são gabinetes/ espaços de acolhimento, informação e apoio que têm como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local. Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.

Pombal, 10 de janeiro de 2023