MENSAGEM DE ANO NOVO DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE POMBAL

Caras e caros Pombalenses,

Bom ano de 2023 é o meu voto, sincero e amigo.

Para todas e todos vós, em particular, para todos os pombalenses espalhados pelos quatro cantos do mundo, que há muito é a vossa casa.

2022 foi, aqui e lá fora, um ano difícil, que nos trouxe novos e complexos desafios. Mas resistimos, com a paciência de quem sabe que, na vida, há sempre dificuldades.

Este foi o ano em que, de entre várias iniciativas, avançámos com o programa Reflorestar Pombal  concretizando o compromisso de plantar mais de 25 mil árvores na Mata Nacional do Urso, assim como, terminamos importantes intervenções de melhoria do espaço urbano, como a requalificação da entrada sul da cidade até ao Viaduto Eng. Guilherme Santos  ou o prolongamento do corredor ribeirinho junto ao rio Arunca, e vamos já arrancar no início do ano com abertura do tão desejado e moderno Posto de Turismo no Cardal e a tão almejada requalificação da Rua da Indústria na Zona Industrial da Formiga.

2022 foi também um ano que traçámos um novo caminho.

Um caminho que privilegiou a melhoria do bem-estar de cada um de vós e do desenvolvimento económico-social do nosso Concelho como um todo.

Um caminho que nos levou a ser o Município mais sustentável do país, no âmbito do ECOXXI, com uma marca que mais nenhum Município tinha alcançado.

Um caminho que nos levou a sermos reconhecidos pelo Mérito Social, a ser um dos melhores Municípios para se viver em Portugal, a receber dois Prémios Autarquia do Ano – com os projetos: Cacifos de Leitura e ETAP (Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal).

Um caminho que nos permitiu renovar o Selo de Município Amigo da Juventude, e receber uma Menção Honrosa, no âmbito do Prémio Município Mais Azul da Região Centro.

Tudo isto reconhecimentos fruto do trabalho também dos nossos colaboradores do município que queria mais uma vez agradecer.

Mas queremos mais!

Apesar dos inúmeros desafios que temos pela frente, fruto do impacto da inflação, do aumento dos custos de vida e da crise económico-social, o futuro tem de continuar de ser de esperança.

Esperança de uma vida melhor, porque temos um orçamento que responde às necessidades das pessoas e concretiza vários projetos virados para o desenvolvimento económico, para a criação de valor e para a promoção de emprego qualificado, que contribua para fixar pessoas no nosso território.

Um orçamento que se centra no aumento de parques industriais, na aposta do empreendedorismo, na inovação e no conhecimento.

E queremos avançar com novos investimentos, focados na prioridade relacionada com o aumento das zonas industriais, no complemento do nosso parque escolar, reforçar os espaços verdes,

fomentar um ecossistema de inovação e empreendedorismo, na criação de espaços coworking (que será uma realidade na zona histórica), na criação da nossa incubadora de empresas ou no lançamento do moderno Polo de Inovação e Conhecimento em parceria com Instituto Politécnico de Leiria.

Percebendo as dificuldades acrescidas que as pessoas vão atravessar, iremos lançar no próximo ano  um Programa de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, reunindo um conjunto de propostas que possam ajudar a responder à crise porque nós colocamos as pessoas no centro das nossas ações e porque, para nós, todas as pessoas contam.

2023 vai ser um ano especial e, apesar de todas as exigências que se perspetivam, vamos apostar forte no apoio às famílias, no estímulo ao envelhecimento ativo e saudável a apoiar aos nossos jovens que queremos que mantenham a esperança e que promovam os seus projetos de vida em Pombal.

Por isso, vamos avançar com o programa municipal de apoio ao arrendamento jovem, vamos criar também um programa de incentivos à natalidade (500€/criança em três anos), a criação de um  banco do Bebé, de um gabinete de apoio às famílias e parentalidade, entre outras iniciativas de promoção da emancipação jovem e da solidariedade intergeracional.

Para além da aposta na transição energética e digital, no âmbito do PRR e, em parceria com a Infraestruturas de Portugal, o Instituto Politécnico de Leiria, o Centro Hospitalar de Leiria e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, vamos avançar com a concretização da tão desejada e urgente requalificação do IC2 entre Pombal e Meirinhas e avanço do projeto até à Redinha; da criação da tão ansiada Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença no Hospital Distrital de Pombal, da construção da nova Residência para Estudantes na zona histórica de Pombal ou da implementação de projeto-piloto de recolha de biorresíduos – resíduos orgânicos, denominado “Pombal Orgânico”.

Muito mais haveria para partilhar no que concerne a expetativas e compromissos para os próximos anos, que estão vertidos nos nossos documentos previsionais, nomeadamente as intervenções previstas em cada uma das nossas freguesias, promotoras da coesão territorial, sendo que estamos focados e determinados em envolver a nossa comunidade nesta construção conjunta do nosso futuro coletivo em prol de um território cada vez mais dinâmico e atrativo ao investimento económico,  à fixação de pessoas e à melhoria da qualidade de vida e bem-estar de quem escolhe Pombal para viver ou trabalhar.

Caras e caros Pombalenses,

2023 vai ser um ano desafiante, a vários níveis, mas tenho a certeza que se nos mantivermos juntos, mobilizados em torno do nosso desígnio comum, vamos conseguir superar as dificuldades dos nossos objetivos coletivos!

Continuemos, então, com energia renovada, a nossa caminhada.

Agradeço todo o apoio que temos sentido na prossecução desta missão.

E podem crer, eu estou presente. Mais do que nunca. Conto convosco. Mais do que nunca.

Um Próspero ano novo 2023. Para o nosso concelho de Pombal. Para cada uma e cada um de vós, que bem o mereceis.

Pedro Pimpão

Pombal, 1 de janeiro de 2023