Câmara atribui 72 mil euros a IPSS para apoiar Mobilidade Verde Social

A Câmara Municipal de Pombal deliberou atribuir um apoio global de 72 mil euros a 12 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), para minimizar os encargos assumidos na aquisição de viaturas 100% elétricas, no âmbito do programa Mobilidade Verde Social.

Aquelas IPSS, com acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social para a prestação do Serviço de Apoio Domiciliário, viram aprovadas as suas candidaturas ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para aquisição de viaturas elétricas, no apoio máximo elegível de 25 mil euros por veículo.

Considerando que cada uma das IPSS terá de suportar mais de 10 mil euros dos seus fundos próprios, e reconhecendo as inúmeras dificuldades que as mesmas atravessam, face à taxa de inflação, o aumento do preço base dos bens essenciais, o aumento dos combustíveis, o aumento do preço do gás, o aumento de salários dos trabalhadores, entre outros, a Câmara Municipal deliberou apoiar um apoio de 6.000 euros a cada IPSS para minimizar os encargos que terão de assumir, pela parte não financiada.

A autarquia destaque o importante social e de promoção do envelhecimento ativo que as IPSS desenvolvem e a necessidade deste investimento para a continuidade do mesmo.

As IPSS beneficiadas são: Centro Social e Paroquial de Almagreira; Centro Social de Carnide; Centro Social do Carriço; Santa Casa da Misericórdia do Louriçal; Associação Lar da Felicidade; Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas; Santa Casa da Misericórdia da Redinha; Centro Social Júlio Antunes; Associação de Bem Estar para a Terceira Idade de Santiago de Litém; Centro Social Paroquial de S. Simão de Litém; Centro Social de Vila Cã e Centro Social Paroquial da Ilha – Obra da Sagrada Família.

Pombal, 13 de dezembro de 2022