Tertúlia debate Os Direitos Humanos e a Promoção da Não Violência

Assinala-se nesta sexta-feira, 25 de novembro, o Dia pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, instituído pelas Nações Unidas. A prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, a eliminação dos estereótipos e o combate à discriminação, numa perspetiva intersecional, constituem objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual” (ENIND).

Para assinalar este dia, o Município de Pombal divulga os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Raparigas, uma Campanha Internacional que decorre anualmente entre 25 de novembro e o 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, e que pode ser consultada em https://fimdaviolencia.pt/. Neste site são partilhadas várias ações assim como o Manifesto: Basta de violência contra mulheres e raparigas, que qualquer entidade coletiva ou pessoal individual pode subscrever.

Paralelamente, e por forma a assinalar este dia localmente, o Município de Pombal em parceria com a APEPI e com a Junta de Freguesia de Pombal, realizarão na próxima terça-feira, dia 29 de novembro, às 15h00, no Café Concerto (Teatro Cine de Pombal), uma tertúlia sobre Os Direitos Humanos e a Promoção da Não Violência, dinamizada pelo Juiz Desembargador Dr. Paulo Guerra.  A sessão contará ainda com um apontamento musical pela Clarinetista Daniela Massano e apresentação e distribuição de um calendário para o ano 2023, versando o tema Calamidades, elaborado pelo projeto CLDS 4G- Rosa dos Ventos.

Relembramos que o Município de Pombal e a APEPI pertencem à Rede Integrada de Intervenção na Violência Doméstica do Distrito de Leiria promovida pela Mulher Século XXI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres, associando-se ao trabalho em rede e cooperação institucional por forma a fomentar uma intervenção articulada entre entidades com competências na área da Violência.

Em Pombal, a APEPI promove duas respostas na área da Violência, integradas na RNAVVD – Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, nomeadamente o Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência Quebrar o Silêncio e a Casa de Abrigo Teresa Morais, designadas respostas de atendimento e acolhimento, respetivamente.

Aproveitamos para relembrar alguns contactos locais de apoio, encaminhamento e proteção às vítimas de violência:

– Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência – Quebrar o Silêncio- APEPI: Contactos: 236 210 549 | gavv.apepi@gmail.com

Gabinete Girassol – RAP – Resposta de apoio psicológico a crianças e jovens vítimas de violência doméstica nos dez concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria – Mulher Século XXI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres. Contactos: 244 821 728 | girassol@mulherseculoxxi.com

GNR- Pombal: 236 212 011 | PSP Pombal: 236 210 190

Linha Nacional de emergência social: 144 (gratuito)

Linha de informação às vítimas: 800 202 148 (gratuito)

Casa de Abrigo Teresa Morais– Resposta de acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência, acompanhadas ou não pelos seus filhos (apepi-ipss@sapo.pt)