Dia Municipal para a Igualdade de Pombal celebrado com arte urbana em escadaria

O Município de Pombal celebra o Dia Municipal para a Igualdade com uma intervenção de arte urbana na escadaria da Escola Gualdim Pais, com vista à promoção dos valores da igualdade, inclusão e participação.

Segundo a ilustradora Ana Verónica Dias, que irá executar a pintura, “o início da escadaria apresentará duas personagens: uma com traços mais femininos e outra com traços mais masculinos. Estas personagens estão em cooperação; apresentam-se a aproximam-se, dão um passo em frente, naquele que é um plano igual e equilibrado para os dois.”

As ilustrações representadas naquela intervenção urbana “tencionam relembrar a importância do trabalho para a Igualdade de género, mas também a cidadania ativa: não cabe só a um género ajudar o outro, mas ambos têm a responsabilidade social de se ajudarem mutuamente”, adianta.

Na intervenção serão também pintadas “formas mais ou menos abstratas que demonstram alguns números do Diagnóstico e Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (Pombal + Igual)”, nomeadamente “a diferença entre a remuneração e os ganhos em todas as qualificações de Homens e Mulheres no mesmo tipo de trabalho e tarefas”, refere, considerando que “a diferença chega a ser de 592,30€ nos ganhos entre Homens e Mulheres na escolaridade ao nível do Ensino Superior”.

De acordo com Ana Verónica Dias, “a ideia é demonstrar esta diferença tão significativa desenhando 59 caras, simples nas suas formas, mas com muito significado.”

“As cores são brilhantes e num espectro abrangente do quente ao frio, com junções pouco comuns para demonstrar a riqueza de culturas e experiências que encontramos todos os dias à nossa volta”. afirma.

A intervenção contará com a ajuda da Escola Gualdim Pais, onde alguns alunos serão uma ajuda preciosa para completarmos a pintura das escadas e as ilustrações na sua lateral. No fim, o ponto de cor vai atrair o olhar para o todo e para os pormenores, onde poderá também encontrar um QR Code para a página Pombal + Igual, no website da Câmara Municipal de Pombal.

Pombal, 24 de outubro de 2022