Acesso Rápido

Pombal recebe cinco espetáculos do festival internacional “Manobras”

Pombal recebe cinco espetáculos do festival internacional “Manobras”

 

A quinta edição do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, promovido pela Artemrede, chega a Pombal com cinco apresentações até final do mês de outubro, todos com entrada gratuita.

O arranque acontecerá no próximo sábado, dia 22, com duas sessões, às 16 e 17h00, no Teatro-Cine de Pombal, com o espetáculo infantil “Sapatos Novos”, numa criação dos catalães Jordi Palet e Tian Gombau. A peça retrata uma criança que usa sapatos novos e vai até ao rio para um lanche. Ao longo do caminho, descobre o mundo que o rodeia: ruas, casas, paisagens, pessoas e animais. Os seus sapatos acumulam experiências e ele cresce, pouco a pouco. O tamanho dos sapatos segue-nos ao longo dos anos. O tamanho mede o pé, mas também a idade, as experiências, a forma como caminhamos através da vida. Os dias, os anos e as caixas de sapatos passam. Pequenas, médias, grande…

No dia seguinte, domingo, dia 23, com várias sessões entre as 16 e as 19h30, será a vez de o Jardim do Cardal ser palco do espetáculo “A Viagem”, apresentado pela Mãozorra Teatro de Marionetas. A Viagem inspira-se no percurso imaginário do pensamento, consciente ou menos consciente, que nos leva a viajar pelos desejos íntimos em determinados momentos do nosso quotidiano. Num desses momentos da vida de Raúl, embriagado pela sonolência, a sua mão transporta-nos ao seu próprio nascimento e descoberta do mundo ao seu redor. Diversos obstáculos se lhe deparam pela frente, até ao momento em que dá forma a um outro ser semelhante e a sua vida se torna cor-de-rosa. Contudo o inconsciente é vulnerável e demasiado sensível para prosseguirmos no romancismo de alguns dos nossos desejos mais íntimos e Raul é trazido novamente para a sua realidade quotidiana, tal como a sua própria mão.

O Manobras prossegue na terça-feira, dia 25, às 14h30, no Teatro-Cine, com “Consonância”, um projeto que junta duas artes que têm em comum o domínio pelo improviso e a consonância pelo movimento livre na musicalidade e na teatralidade. José Gil, marionetista da companhia S.A. Marionetas, junta-se ao pianista Daniel Bernardes para uma aventura de sons, movimentos e emoções, criando uma realidade por vezes abstrata num paralelo teatral tradicional com sons de modernidade. Dois exímios executantes dos seus saberes num jogo improvável entre um piano e o Teatro Dom Roberto.

No dia 27 de outubro (quinta-feira), será a vez de El Patio Teatro (Espanha) levar à cena, às 21h30, no Teatro-Cine, com “Conservando Memória”. Uma joia de pequeno formato. Há espetáculos que são muito maiores que o seu formato ou a sua aparência. Devido à sua capacidade de alcançar as nossas emoções e agarrar a nossa consciência, são produções que deixam uma impressão profunda no espectador. Este é o caso desta pequena joia criada pela companhia El Patio. Incorporando o conceito mais puro do artesão, Izaskun Fernández e Julián Saenz-López escrevem, constroem, iluminam e brincam nesta bonita peça onde questionam os seus avós sobre as suas vidas passadas com uma delicadeza e uma beleza que é comovente. Poesia, amor, memórias, cheiros e emoções são o que molda a vida das pessoas.

O festival Manobras encerra a sua presença em Pombal a 30 de outubro, às 10h00, igualmente no Teatro-Cine. “Pé Ante Pé”, é a 22ª criação para crianças da DançArte, que prossegue o trabalho que cruza a arte

e o pensamento e convida o público a partilhar um espetáculo criado para um tempo ímpar. Pé ante Pé é um apelo à imaginação, à criatividade e à sintonia entre vários “EUS”. É um momento para habitar uma casa singular no tempo presente, viver o agora e pensar entre palavras dançadas e a dança das palavras. É uma fração de tempo para criar um ninho, especial e doce, onde ao som da música se fraseiam emoções. É uma criação onde ativos e atentos os seres circulam entre a realidade e a fantasia.

Pombal, 18 de outubro de 2022