Projeto ‘Jovem Autarca’ atrai estudantes para o exercício de uma cidadania ativa

A Câmara Municipal de Pombal está a receber, até 28 de outubro, as candidaturas para a segunda edição do projeto “Jovem Autarca”. Uma iniciativa que pretende motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos.

Podem candidatar-se jovens com idades entre os 12 e os 17 anos, estudantes até ao 11.º ano de escolaridade que residam e frequentem escolas do concelho. Será aceite um máximo de 16 candidaturas, que deverão ser subscritas por, pelo menos, 50 apoiantes.

De entre outros requisitos, os candidatos terão de apresentar um manifesto eleitoral que cumpra o número mínimo e máximo de palavras (250-500) e um programa de ação, cujo montante de execução não exceda o orçamento estabelecido pelo Município de Pombal e que resulte na adoção de medidas nas áreas da juventude, tempos livres e desporto, património, cultura, ciência e educação.

As eleições decorrerão nos estabelecimentos de ensino do concelho, sendo votantes todos os alunos que frequentem do 5º ao 12º ano de escolaridade.

Os três candidatos com maior número de votos compõem o “Executivo Jovens Autarcas”, sendo que o candidato com maior número de votos é designado “Jovem Presidente”, e os candidatos com o segundo e terceiro melhor resultados são designados “Jovens Vereadores”. Os restantes candidatos integram a “Assembleia de Jovens Autarcas”.

O mandato inicia-se com a tomada de posse, prevista para o início do mês de janeiro de 2023, e terá a duração de um ano, de forma a permitir ao jovem conciliar as suas atividades escolares e extracurriculares com as funções de autarca.

O projeto “Jovem Autarca” pretende permitir aos jovens um nível de participação mais ativa nas políticas que norteiam o seu concelho, conferir -lhes a possibilidade de assumirem um papel de porta -voz desta franja populacional, de serem corresponsáveis pela gestão de um orçamento e de criarem sinergias para concretizar os projetos que idealizaram, constituirá, seguramente, um contributo fulcral para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.

Pombal, 11 de outubro de 2022