Câmara publica revista sobre o território as suas gentes e património

A Câmara de Pombal publicou o primeiro número da “Pombal”, revista municipal que, segundo o presidente a autarquia, “nasce do desejo de melhor informar e envolver todos os pombalenses na vida do nosso concelho”. Terá uma periodicidade semestral, com edições nos meses de julho e dezembro, coincidindo com os dois grandes momentos festivos e de comunhão: a Festa do Bodo e o Natal.

“É uma publicação da Câmara, mas, mais do que um tradicional boletim municipal, pretende ser uma revista sobre o território, as suas gentes e património”, refere Pedro Pimpão, acrescentando que “é uma revista que se quer aberta à comunidade, agentes, empresas coletividades que fazem a riqueza da nossa terra.”

No seu primeiro editorial, o presidente da Câmara sublinha que “Pombal” será um veículo para “promover os principais ativos do concelho, para divulgar o seu património natural e edificado, a sua cultura, comércio, os projetos e serviços que o tecido empresarial e associativo cria e dinamiza.”

Neste primeiro número é contado um pouco da história das seculares Festas do Bodo, uma tradição que une pombalenses de todas as gerações e em todos os cantos do mundo, assim como o potencial transformador para Pombal do Núcleo de Formação do Politécnico de Leiria, como é disso bom exemplo a instalação no concelho de um projeto inédito no país: o Laboratório Internacional do Envelhecimento.

É dado ainda a conhecer a forma como a Biblioteca Municipal tem as suas portas cada vez mais abertas à comunidade, com serviços premiados a nível nacional, como os Cacifos de Leituras e o Espaço Maker.

No arranque desta nova revista não se podia passar ao lado dos cem anos do Sporting Clube de Pombal, que se celebram em 2022, ou da evocação de uma figura incontornável e tão acarinhada em Pombal como é o João Faria.

Pedro Pimpão acredita que “Pombal”, revista municipal com distribuição gratuita, “fará a diferença na forma de comunicarmos o nosso concelho, e de como nos relacionamos enquanto comunidade, contribuindo para uma cidadania informada e interveniente.”

Pombal, 4 de agosto de 2022