Candidatura para residência de estudantes aprovada e proposta para financiamento

A candidatura para construção de um novo edifício destinado a alojamento de estudantes do ensino superior em Pombal, foi selecionada para financiamento pelo Painel Independente de Alto Nível, no âmbito do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, financiado através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com a respetiva listagem ordenada do relatório preliminar, de entre os 33 projetos selecionados, a candidatura de Pombal encontra-se em 6ª posição, tendo em conta a pontuação atribuída em cada um dos critérios de avaliação.

A candidatura foi apresentada pelo Politécnico de Leiria, em consórcio com o Município de Pombal, e prevê edificar um imóvel com capacidade máxima de 42 camas, na Rua João de Barros – Quintal do Lopes, no centro da cidade, propriedade do município.

A abertura do Núcleo de Formação do Politécnico de Leiria em Pombal veio criar novas necessidades, nomeadamente em termos de oferta de alojamento. Daí que a construção da futura residência surge desta dinâmica de crescimento, pretendendo os promotores suprirem a necessidade sentida na disponibilização de alojamento para estudantes em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras, permitindo-lhes concentrar o seu foco e atenção para o desempenho académico e científico.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal espera, com expetativa o montante do financiamento atribuído para que o investimento se concretize. Pedro Pimpão realça que a autarquia continuará “uma constante aposta em inovação e conhecimentos” tornando o território cada vez mais atrativo às novas gerações, para além de o projeto promover a dinamização e a vivência da zona histórica da cidade.

Pombal, 7 de julho de 2022