Projetos ‘Cacifo de Leituras’ e ‘ETAP’ vencem Prémio Autarquia do Ano

O Município de Pombal foi duplamente distinguido com o Prémio Autarquia do Ano, atribuídos aos projetos “ETAP”, na categoria Educação e subcategoria Ligação entre Escolas e Empresas, e “Cacifo de Leituras”, na categoria Cultural e Património, e subcategoria Medidas Covid-19.

O Prémio Autarquia do Ano, promovido pela Lisbon Awards Group, em parceria com o jornal Eco, tem como objetivo reconhecer os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público. Os respetivos projetos candidatos foram avaliados por um júri constituído por personalidades da sociedade civil, que se distinguiram pelo seu percurso cívico, académico e profissional.

O projeto ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal foi premiado tendo em conta o seu modelo de governança, estrutura societária e tipologia de oferta formativa, onde a ligação com as empresas é um fator primordial no desenvolvimento da sua atividade, podendo e devendo servir de exemplo para outros territórios, considerando os resultados conseguidos assentes no rigor, inovação, dinamismo e ambição formativa.

Por sua vez, o projeto “Cacifo de Leitura” apresenta-se como uma iniciativa diferenciadora desenvolvida num contexto em que a pandemia de Covid-19 obrigou a consecutivos períodos de confinamento que ditaram o encerramento de vários serviços públicos, como foi o caso da Biblioteca Municipal de Pombal.

Cada utilizador pode usar o “Cacifo de Leituras” para levantar livros, pedidos ao serviço, ou para entregar exemplares que tenha na sua posse, as vezes que quiser ao longo do ano. Em qualquer um dos processos, não há qualquer contacto com nenhum funcionário nem horário definido, sendo este um serviço totalmente gratuito.

Pombal, 14 de junho de 2022