Gouveia e Melo em seminário sobre realidade e intervenção nas calamidades

O Chefe de Estado Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, será um dos oradores do seminário “Realidade e intervenção nas calamidades” que se realizará no próximo dia 22 de junho no Auditório da Biblioteca Municipal de Pombal e que pretende “envolver as diversas perspetivas de um tema extremamente relevante para o território e para a respetiva população”.

A iniciativa é promovida pelo CLDS 4G – Rosa dos Ventos, projeto financiado pelo PO ISE que tem como entidade promotora o Município de Pombal e entidade coordenadora a APEPI – Associação de Pais e Educadores para a Infância de Pombal.

O seminário insere-se no Eixo IV do seu plano de ação: “Auxilio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários”, com todas as atividades a serem desenvolvidas numa intervenção social integrada de proximidade.

Com entradas gratuitas, mediante inscrição prévia, o evento iniciar-se-á pelas 10h00 com a sessão de abertura, contando com as presenças de Catarina Silva, vereadora da Câmara Municipal de Pombal com o pelouro da Proteção Civil e Segurança; Teresa Pereira da Silva, presidente da direção da APEPI; e Rita Mota, coordenadora do CLDS 4G – Rosa dos Ventos.

Seguir-se-á a intervenção de Nuno Osório, comandante dos Bombeiros Sapadores de Braga, que abordará o tema “Grandes incêndios florestais: uma história vivida”, enquanto Carlos Guerra, Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Leiria, abordará “O comandamento de um grande incêndio florestal”.

Ainda da parte da manhã, o Chefe de Estado Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, abordará a temática “A logística para os incêndios em meio rural”.

Os trabalhos recomeçarão pelas 14h30 com “Intervenção social em contexto de calamidade” a cargo de João Paulo Pedrosa, Diretor do Centro Distrital de Leiria do Instituto da Segurança Social, seguindo-se a participação de Fábio Gomes, Médico de Saúde Pública de Pombal, que abordará “O impacto das calamidades na saúde”.

“Um olhar sobre as calamidades” será o tema a abordar por António Crespo, Jornalista da TVI/CNN Portugal, que antecederá a sessão de encerramento que contará com a intervenção de Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal.

Pombal, 14 de junho de 2022