Mais de 400 jovens limpam praia com olhos postos nos ecossistemas

Mais de 400 jovens dos vários agrupamentos de escuteiros do concelho e da Cercipom – Cooperativa de Educação, Reabilitação e Inclusão de Pombal, vão participar no próximo sábado, 4 de junho, numa ação de limpeza da Praia do Osso da Baleia. Uma iniciativa que tem como mote a “Recuperação de Ecossistemas”, tema do programa Bandeira Azul para o ano de 2022.

A ação, realizada anualmente pelo Município de Pombal e a Junta de Freguesia do Carriço, contará com a participação de escuteiros dos agrupamentos de Albergaria dos Doze, Carnide, Carriço, Guia/Mata Mourisca, Louriçal, Pombal, e São Simão de Litém, para além de utentes da Cercipom.

O tema “Recuperação de Ecossistemas” revela-se incontornável, considerando que a degradação dos ecossistemas tem um impacto direito no bem-estar de cerca de 3,3 milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.

A atividade tem início pelas 8h30 com a chegada dos participantes na Praia do Osso da Baleia, decorrendo durante toda a manhã o trabalho de limpeza do areal e da zona envolvente, com a recolha seletiva dos resíduos.

Durante o dia serão realizados workshops de Bodyboard e Surf, de construção de hotéis de insetos, e de construção de armadilhas para vespas asiáticas, bem como jogos ambientais.

Pombal, 1 de junho de 2022