Investigadores nacionais e internacionais reúnem-se para debater ‘Pombal Reformador’

A cidade de Pombal acolhe amanhã, sexta-feira, o Seminário Internacional de Estudos Pombalinos “Pombal Reformador: um mito global das Luzes”. Uma iniciativa inserida no projeto Maio Mês do Marquês, que pretende assinalar a data do nascimento de Sebastião José de Carvalho e Melo, a 13 de maio de 1699, e os 250 anos da Reforma da Universidade de Coimbra.

O evento científico, que decorrerá a partir das 9h30 no Celeiro do Marquês, edificado por Sebastião José de Carvalho e Melo em pleno centro histórico de Pombal, reúne um painel de oradores/ investigadores nacionais e estrangeiros, representativos de universidades de Lisboa, Coimbra, Alicante (Espanha), Vechta (Alemanha) e Segipe (Brasil).

Coordenador por José Eduardo Franco (Universidade Aberta, Centro de Estudos Globais) e Ricardo Pessa de Oliveira (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias; Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes), o seminário assume-se como um dos eventos científicos mais completos de reflexão académica sobre vários aspetos da vasta performance reformadora de Sebastião José de Carvalho e Melo.

Segundo Ricardo Pessa de Oliveira, este evento científico, numa perspetiva das reformas conseguidas, será uma oportunidade para “dar a conhecer os últimos resultados da investigação” sobre o Marquês de Pombal.

“Compreendendo a importância desta figura e do [Marquês] Pombal reformador, este é um legado que ficará para o futuro e que colocará Pombal no mapa internacional do conhecimento”, afirma o historiador, que sugeriu a possibilidade de se “aproveitar [a iniciativa] para promoção do território e para ser criado um roteiro pombalino”.

Entretanto, o Maio Mês do Marquês, promovido pelo Município de Pombal, é um projeto cultural temático, que decorre durante o mês com uma programação variada, alusiva à figura do Marquês de Pombal, ao seu trabalho e à sua época.

Estão previstas várias atividades culturais e artísticas, que passam por exposições, dança, recriação histórica e demonstração de vivências do período barroco.

Entre 18 de maio e 30 de setembro estará patente a exposição “A Reforma Pombalina da Educação: 1759-1772”, que pretende assinalar os 250 Anos da Reforma da Universidade de Coimbra, e que integra um conjunto de bens museológicos pertencentes ao acervo do Museu Marquês de Pombal.

Também no dia 18, será realizado o Sarau Cultural do Século XVIII, através de uma recriação histórica dinamizada pelos alunos do 3.º ano do curso de Turismo da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal.

Nos dias 28 e 29 decorrerá o Festival Pombalino, evento de recriação histórica que pretende promover a vida e obra de Sebastião José de Carvalho e Melo e a sua época. Durante os dois dias do evento, a partir da criação de quadros inspirados no século XVIII, com recurso à música, ao teatro e à dança, pretende-se a recriação de um mercado setecentista, com artesanato, tasquinhas e espetáculos de animação pombalina diversos.

Saltimbancos, dançarinos, músicos, artífices, artesãos, mercadores, regatões e taberneiros animam a Praça Marquês de Pombal e o seu património pombalino, proporcionando aos visitantes uma viagem no tempo.

Recriando ambientes, festas e feiras do século XVIII serão apresentados diferentes géneros de exibições teatrais, cortejo histórico e arruada, vestuário da época, cenas da vida quotidiana, espetáculos de música e dança próprios da época barroco, de natureza popular e erudita, concerto barroco, jogos populares; profissões, saltimbancos, malabaristas e um sarau setecentista com espetáculos de música e dança.

Para conhecer um pouco melhor a vida e obra do Marquês de Pombal, o público pode ainda participar em visitas encenadas ao património pombalino, designadamente ao Museu Marquês de Pombal, único museu monográfico do país dedicado a Sebastião José de Carvalho e Melo.

No âmbito do Festival Pombalino, decorrerá igualmente o Festival de Estátuas Vivas Barrocas, onde diversas personagens, dispostas ao longo das ruas da cidade, estabelecerão a ligação entre o público e a época recriada, interagindo com ele, convidando-o a participar e a viver tempos passados.

Considerando a comemoração dos 250 anos da reforma da Universidade de Coimbra pelo Marquês de Pombal, o Festival de Estátuas Vivas Barrocas 2022, pretende recriar 13 personagens da época barroca ligadas à reforma pombalina da educação, nomeadamente: D. José I; Marquês de Pombal; Condessa Leonor Daun; Aia de Companhia; Luís António Verney; António Nunes Ribeiro Sanches; D. Luís da Cunha; Frei Manuel do Cenáculo Vilas Boas; António Pereira de Figueiredo; Domingues Vandeli; D. Francisco de Lemos de Faria; José Seabra da Silva; Principal Tomás de Almeida (Sobrinho).

Para o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão estes eventos são a “valorização de uma figura histórica, a maior da nossa história coletiva”, e destacou o “elemento diferenciador” da programação: o seminário internacional.

“O que queremos com este evento é que mais pessoas fiquem a conhecer mais coisas sobre o Marquês de Pombal. Temos um programa diversificado, com um cariz popular e erudito, que permite que qualquer cidadão interaja com qualquer momento da vida e obra do Marquês de Pombal”, acrescenta..

Pombal, 1 de maio de 2022