Pombal promove território e produtos locais em feira na França

O Município de Pombal regressa no próximo fim de semana a França para, mais uma vez, promover os produtos locais e estar junto da comunidade emigrante radicada nos arredores de Paris. Será a quinta participação na Feira de Nanterre, um autêntico “mercado de saudade”, organizado pela Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (ARCOP), que reúne vários municípios portugueses, com o objetivo de divulgar o melhor de cada território junto da comunidade portuguesa e francófona.

À semelhança das edições anteriores, a representação de Pombal estará a cargo da Câmara Municipal em parceria com a Adilpom – Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal.

Para além de promover a identidade, o património e a cultura do concelho, a presença do município pretende também estar mais próximo dos pombalenses que, por força das circunstâncias, tiveram de emigrar para aquela região de França. Sendo importante que os emigrantes pombalenses sintam que a “sua” Câmara Municipal está com eles.

Por outro lado, no espaço dedicado a Pombal serão promovidos alguns dos seus produtos mais emblemáticos, como os beijinhos, as cavacas e os biscoitos do Louriçal, bem como outros produtos endógenos da sub-região Sicó, como o queijo, os enchidos, o mel e o azeite, entre outros.

A Feira de Produtos Regionais Portugueses e da Ruralidade, que se realiza de sexta-feira a domingo (dias 8, 9 e 10 de abril), é tida como um importante momento de reencontros e de convívio para os muitos pombalenses radicados em França, em particular os que se encontram naquela região do país, que aproveitam estes dias para reencontrar um pouco da sua terra.

Pombal, 6 de abril de 2022