Pombal promove a valorização da diversidade cultural com o talento e capacidade de imigrantes

O Município de Pombal está a desenvolver o projeto “I&D – Interculturalidade e Desenvolvimento” que centra o seu trabalho na promoção da valorização da diversidade cultural através da potenciação do talento e capacidade dos imigrantes qualificados.

A iniciativa, financiada pelo Alto Comissariado para as Migrações, tem como parceira a Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal (Adilpom), e resulta de uma candidatura à operação 3.09 – Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais do PO.ISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego).

Os trabalhos focam-se, ainda, na plena integração dos imigrantes no geral e a sua relação com os serviços da Administração Pública; na sua capacitação social e profissional e dos seus descendentes; na promoção da dignidade laboral e na sinalização de situações irregulares de imigração.

O I&D enquadra-se no Plano Estratégico para as Migrações (PEM) em três eixos de intervenção, nomeadamente Políticas de integração de imigrantes; Políticas de promoção da inclusão dos novos nacionais; e, Políticas de reforço da legalidade migratória e da qualidade dos serviços migratórios.

Com uma duração prevista até dezembro de 2022, o projeto tem a sua área de intervenção na zona oeste do concelho de Pombal, designadamente na Freguesia do Carriço e na União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca.

As duas juntas de freguesias são também parceiros que colaboram e facilitam a implementação do projeto no terreno, bem como o Agrupamento de Escolas de Guia, as Comissões Sociais de Freguesia e Interfreguesias e Gabinete de Inserção Profissional de Guia.

O I&D tem previstas ações que passam por identificar necessidades dos diferentes intervenientes; encontrar, conjuntamente, estratégias que visem a minimização dos problemas identificados, promovendo a sua autonomia/ capacitação relativamente às mais diversas situações do quotidiano; reforçar canais de comunicação e proximidade junto das instituições existentes na comunidade (facilitar o acesso às infraestruturas de saúde, educação, formação, emprego, entre outras); promover a dinamização dos atores locais; contribuir para a consciência da igualdade de oportunidades e de género; e sensibilizar as instituições para a adequação dos seus serviços às características e necessidades da comunidade migrante.

Assim, serão colocadas no terreno diversas ações de apoio à inclusão social, desde a capacitação para crianças e jovens/ adultos, assembleias participativas, uma semana intercultural e uma ludoteca intercultural.

O atendimento presencial (com marcação prévia pelo telemóvel 964708304 ou email mediadores_id@cm-pombal.pt) é feito na sede do projeto – a antiga EB1 da Guia, na Avenida Comendador Raúl Tomé Feteira, nº 16, todos os dias úteis, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 – mas também no edifício da Junta de Freguesia do Carriço, situado na Avenida da Igreja, nº 1, às quartas-feiras, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30.

Pombal, 6 de fevereiro de 2022