Acesso Rápido

Município prepara eleições Legislativas com medidas de reforço contra a Covid-19

Município prepara eleições Legislativas com medidas de reforço contra a Covid-19

 

O Município de Pombal está a preparar o processo das eleições Legislativas, do próximo dia 30 de janeiro, com reforço de medidas de segurança contra a pandemia Covid-19. O objetivo é que todos que se desloquem às respetivas secções de votos sintam tranquilidade e confiança.

Para além de ter dado apoio logístico no processo de vacinação, com a terceira dose, no passado dia 15 de janeiro, onde foram vacinadas cerca de 150 pessoas, o município irá testar todos os 375 membros das mesas de voto, bem como o pessoal de apoio das juntas de freguesia e do próprio município, na véspera do dia das eleições (dias 22 e 29 de janeiro).

Por outro lado, foram adquiridas máscaras FP2 para todos os agentes eleitorais, uma vez que a Administração Eleitoral só remeteu máscaras cirúrgicas. Foi adquirido, igualmente, material para limpeza e desinfeção dos espaços, que será distribuído por todas as secções de voto.

No âmbito do processo de recolha de votos dos eleitores em confinamento ou residentes em lares, o município deu formação aos membros das cinco equipas que, nos dias 25 e 26 de janeiro, irão estar envolvidos na respetiva tarefa, munidos de todo o material de proteção individual (EPI).

Quanto ao voto antecipado, em mobilidade, que irá decorrer no próximo domingo, dia 23, foi escolhia a Escola Secundária de Pombal para a sua realização, estando previsto, até ao momento, o funcionamento de três secções de voto. Nos dois primeiros dias de inscrição, já foram recebidas 300 inscrições, mais de metade do que foi registado nas últimas eleições Presidenciais.

Para o dia 30 de janeiro, foi preparada uma nova localização e disposição das mesas de voto, instaladas na Escola Secundária de Pombal, com vista à melhor acessibilidade e definição de circuitos para que os eleitores não se cruzem.

De destacar, ainda, que serão realizadas, por videoconferência, durante a semana de 24 a 29 de janeiro, sessões de esclarecimento com todos os presidentes de mesas de voto do dia 30 de janeiro.

Pombal, 18 de janeiro de 2022