Acesso Rápido

Feliciano Ferreira expõe presépios na Capela da Misericórdia

Feliciano Ferreira expõe presépios na Capela da Misericórdia

 

O Museu de Arte Popular Portuguesa de Pombal tem patente ao público, na Capela da Misericórdia, uma exposição, composta por representações da Natividade, da autoria do artesão Feliciano Ferreira.

A exposição individual é composta por diversos trabalhos imagéticos que representam cenas da Natividade, recorrendo à utilização e transformação criativa de materiais endógenos. A partir de casca e ramos de árvore, flores, folhas e musgo, com revestimento a parafina, Feliciano Ferreira executa presépios sustentáveis de inegável criatividade e beleza.

Com diversas representações e modelos destacam-se obras simbólicas do Nascimento de Jesus, onde figuram as imagens do tradicional presépio, como S. José, a Virgem Maria, o Menino Jesus, a vaca, o burro, entre outros elementos e símbolos tradicionais do presépio.

Feliciano Ferreira é natural da localidade de Fárrio, concelho de Ourém, mas a sua vida profissional enquanto bancário, encaminhou-o para Pombal, cidade onde reside.

Ao longo da sua vida tem-se dedicado a várias áreas artísticas, desde a música à poesia, passando pela pintura e a escultura, entre outras.

Desde muito cedo, o contacto com a Mãe Natureza e todos os seus elementos fazem parte da sua vida. A partir de flores, folhas ou simples galhos, começaram a surgir das suas mãos autênticas obras de arte, exemplares únicos, sustentáveis, que a parafina perpetua.

Na sua obra assumem especial destaque as temáticas religiosas, com origem no seu ambiente familiar, que foram reafirmadas na sua educação e na sua formação humana.

Ao longo dos anos, a sua arte foi-se desenvolvendo, tendo-se afirmado como autodidata nesta técnica, sempre com um grande sentido estético, onde se evidencia a sua sensibilidade e elevada originalidade e criatividade.

Tem participado em várias exposições, dando a conhecer e partilhando a sua arte com o mundo.

A exposição poderá ser visitada até 11 de janeiro, de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 13h00 e das 14 às 18h00.

 

Pombal, 16 de dezembro de 2021