Comissão Municipal de Proteção Civil analisa evolução pandémica

A Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu na tarde de ontem, 29 de novembro, para analisar a evolução da situação epidemiológica no concelho de Pombal que tem, à semelhança de todo o país, evidenciado uma trajetória ascendente relativa ao número de novos casos diários da doença Covid-19.

Apesar do preocupante crescimento de casos de infeção por SARS-CoV-2, foi considerado que a situação não está desviada da tendência nacional e das previsões das autoridades.

Contudo, é necessário manter um trabalho de articulação entre todas as entidades, focado, essencialmente, na população não vacinada, sobretudo, as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico.

Neste contexto, foi constituída, internamente, uma equipa multidisciplinar com dirigentes de diversas áreas de atuação municipal que vai monitorizar a evolução da pandemia no nosso concelho, reforçando o apoio e o acompanhamento de proximidade às diversas dinâmicas comunitárias e, em particular, às instituições sociais e aos estabelecimentos de ensino.

Por outro lado, aproximando-se a época natalícia, é recomendada a prudência, devendo ser adotadas medidas com vista a prevenir a propagação do vírus. Daí que a Câmara Municipal esteja a reorganizar o programa de animação de Natal, inicialmente elaborado, adiando algumas atividades e restringindo outras, no âmbito das medidas determinadas pelas autoridades, estando, ainda, a ser elaborado um Plano de Contingência para o efeito.

A realidade exige a adoção imediata de medidas preventivas, de modo a mitigar o agravamento da situação epidemiológica e garantir a proteção da saúde pública, muito em particular, a saúde dos cidadãos.

Pombal, 30 de novembro de 2021