Câmara recebe prémio por melhores práticas para as famílias

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu a Câmara Municipal de Pombal pelas medidas implementadas no ano de 2020 em benefício das famílias. O prémio “Autarquia +Familiarmente Responsáveis” foi entregue numa cerimónia realizada a 25 de novembro, em Coimbra.

Este é o sexto ano consecutivo em que a Câmara Municipal é distinguida com o galardão, tendo nos últimos três anos sido implementadas políticas de família globais, integradas e transversais com vista a prevenir e apoiar situações de risco e vulnerabilidade, que mereceram reconhecimento público através da concessão de bandeira de palma.

Na 13ª edição deste prémio, avaliaram-se as medidas implementadas no ano de 2020, que foi marcado pelo início da pandemia SARS-CoV-2 e também, em consequência disso, pela adoção de várias medidas excecionais e temporárias para os munícipes e suas famílias.

Pese embora a pandemia tenha tornando inviável algumas respostas, pela suspensão de atividades locais com carácter presencial e regular promovidas em prol das famílias, relativamente a anos anteriores, realça-se a implementação de 11 novas medidas em benefício das famílias e ainda, a reação rápida e positiva ao combate à pandemia com nove outras medidas excecionais.

Desta forma, a atribuição de bandeira de palma foi o reflexo de um trabalho transversal dos vários serviços municipais no pressuposto de criação de condições favoráveis à qualidade de vida de todas as famílias residentes no território.

A candidatura anual da Câmara Municipal de Pombal a este projeto constitui um importante momento de reflexão sobre as potencialidades e as necessidades locais no âmbito das políticas de apoio às famílias, sendo, por isso, uma oportunidade para traçar linhas estratégicas marcadas pela facilitação da vida familiar e do seu futuro sustentável, reconhecendo o seu papel central ao nível da coesão social.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.

A distinção “Autarquia Familiarmente Responsável” é atribuída através de uma bandeira às autarquias que em cada ano se distinguem pelo melhor conjunto de práticas adotadas em matéria de responsabilidade familiar para com os seus munícipes e os seus colaboradores.

Pombal, 29 de novembro de 2021