Acesso Rápido

Câmara apresenta Plano Estratégico Educativo Municipal

Câmara apresenta Plano Estratégico Educativo Municipal

 

A Câmara de Pombal apresenta esta terça-feira, 30 de novembro, o Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) que se afirma como um referencial que, essencialmente, incide na promoção do sucesso educativo e prevenção do abandono escolar, na aprendizagem e qualificação ao longo da vida e na valorização dos serviços e recursos educativos.

O documento, com a orientação científica e metodológica da Universidade Católica – Faculdade de Educação e Psicologia do Porto, será apresentado por Valdemar Almeida, consultor desta Instituição de Ensino Superior, numa sessão a realizar pelas 11h30 no miniauditório do Teatro-Cine de Pombal, e que contará com a presença de Cristina Oliveira, Delegada Regional de Educação do Centro.

O processo de construção do Plano Estratégico Educativo Municipal envolveu a participação ativa e o trabalho colaborativo de todos os que, na sua ação quotidiana, contribuem para o desenvolvimento e inovação educativa do concelho de Pombal. São as comunidades educativas quem melhor conhece os seus contextos, as dificuldades e potencialidades, sendo, por isso, quem melhor estão preparadas para conceber planos de ação estratégica, pensados ao nível de cada caso, situação, realidade, permitindo lógicas de participação e capacitação alargadas.

Com o PEEM, o Município de Pombal pretende futuramente reforçar a articulação com a comunidade educativa, associações e empresas do concelho; estabelecer pontes que fortaleçam o território enquanto contexto de partilha e aprendizagem, a par com a promoção de formação contextualizada assente nas necessidades e interesses manifestados; contribuir para corporizar um modelo de desenvolvimento integrado e sustentável, perspetivando uma contínua e desejável transformação, conjugando, de forma dinâmica e equilibrada, as dimensões económica, social, cultural e cívica, das diferentes comunidades educativas (escola, família, meio).

Para o presidente da Câmara Municipal de Pombal, trata-se de um documento “construído e validado pela comunidade escolar” que “foi merecedor da aprovação dos órgãos autárquicos concelhios”. A sua apresentação pública é um compromisso “de valorizarmos o envolvimento e a participação de todos os pombalenses em decisões tão importantes como são as estratégias delineadas para o território em termos educativos”, adianta.

Pedro Pimpão realça o facto de, nesta fase em que apresentamos publicamente o PEEM, Pombal já contar com o Núcleo de Formação do Politécnico de Leiria em funcionamento, “constituindo este novo patamar de formação avançada, um motor fulcral para o desenvolvimento sustentável do nosso concelho, fomentando a criação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo, assim como, a geração e a transferência de conhecimento para a comunidade no seu todo, para as empresas e organizações sociais”.

“O Plano Estratégico Educativo é um incentivo para, continuamente e de forma holística, potenciar a criatividade, o pensamento crítico e a emancipação da nossa comunidade, centrando a nossa ação no crescimento e na realização pessoal de cada um e de todos, ao longo da vida”, afirma o autarca.

 

Pombal, 29 de novembro de 2021