Candidatos em campanha para eleição de Jovem Autarca

A campanha para a eleição de Jovem Autarca de Pombal arrancou esta terça-feira, 23 de novembro, com a participação de 11 candidatos, estudantes dos 7º ao 11º ano de escolaridade e com idades entre os 12 e os 16 anos. Na próxima sexta-feira será realizado, às 19h00 no Café-Concerto, um debate com todos os candidatos.

O projeto, promovido pela primeira vez pelo Município de Pombal, pretende motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos.

Foram recebidas 11 candidaturas de alunos dos três agrupamentos de escolas (Guia, Gualdim Pais e Pombal), e do Colégio João Barros.

A respetiva campanha eleitoral decorre até 7 de dezembro, estando o ato eleitoral agendado para dois dias depois, em cada uma das escolas aderentes, sendo a mesa eleitoral constituída por representantes do município, do corpo docente/não docente, e dos alunos. Existe a possibilidade de votação antecipada entre os dias 3 e 8 de dezembro, para os alunos das escolas não aderentes.

O candidato com maior número de votos será o Jovem Autarca, enquanto os candidatos com o segundo e terceiro lugar serão Jovens Vereadores, constituindo o “Executivo Jovens Autarcas”. Os restantes candidatos compõem a “Assembleia de Jovens Autarcas”.

O mandato inicia-se com a tomada de posse e terá a duração de um ano, de forma a permitir ao Jovem Autarca conciliar as suas atividades escolares e extracurriculares com as funções de autarca.

Valorizar a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos; Motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável; Sensibilizar os jovens para as questões do poder local; e Estimular o interesse dos jovens na definição das políticas municipais, são alguns dos objetivos específicos do projeto, que visa, ainda, promover nos jovens uma gestão responsável e consciente do orçamento que lhes será atribuído, e preparar os jovens para o debate e discussão de ideias entre os seus pares.

Pombal, 23 de novembro de 2021