Dia da Floresta Autóctone celebrado com a plantação de mais de 500 árvores

O Dia da Floresta Autóctone vai ser celebrado em Pombal nesta terça-feira, 23 de novembro, com a plantação de 524 árvores e arbustos, envolvendo as 26 Eco-Escolas do concelho. De entre as várias espécies a plantar, destaque para 289 medronheiros, 92 pinheiros-mansos, 56 oliveiras e 47 carvalho –alvarinho, para além de alecrim-alto, madressilva, alfazema, azinheiras, alecrim-rasteiro e sobreiros.

Pelas 10h30 a comunidade escolar da Escola Básica do 1º Ciclo do Barrocal plantará 41 oliveiras, enquanto à tarde, será a vez de alunos da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal (ETAP) plantarão 224 medronheiros na envolvente ao Parque Industrial Manuel da Mota, ambos em terrenos municipais. Durante o dia, as restantes Eco-Escolas realizarão a plantação de espécies nos respetivos espaços escolares.

O Dia da Floresta Autóctone é celebrado a 23 de novembro de cada ano, para assinalar a importância da floresta caracterizada pela sua capacidade de resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercaladas por chuvas relativamente intensas, mas também por ser resiliente aos incêndios.

A componente ambiental assumiu-se como uma prioridade para a Câmara Municipal de Pombal que lançou, no passado dia 14 de novembro, por ocasião das comemorações do Dia do Município, o programa “Reflorestar Pombal”, com o objetivo de plantar cerca de 24 mil árvores ao longo dos próximos quatro anos.

A iniciativa consistiu na plantação de cerca de 200 árvores na zona do Casalinho, envolvendo seis dezenas de participantes, com destaque para representantes de Eco-Freguesias, elementos dos Sapadores Florestais, e Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR.

Pombal, 22 de novembro de 2021