Câmara adjudica rede de saneamento na Redinha por 2,5 milhões de euros

A Câmara Municipal de Pombal adjudicou, na sua reunião desta sexta-feira, 19 de novembro, a empreitada de construção de redes de saneamento básico na freguesia de Redinha, a norte do concelho, num investimento municipal de 2.503.225,84€ (acrescido de IVA). Os trabalhos estarão a cargo da empresa José Marques Grácio, SA e têm um prazo de execução de 450 dias.

A obra prevê a execução da rede de águas residuais domésticas de drenagem dos efluentes da bacia do Rio Anços (afluente do Rio Mondego), servindo várias localidades da freguesia de Redinha até ao limite com o concelho de Soure.

Os efluentes domésticos serão encaminhados, através de 30 quilómetros de coletores, para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Almagreira, por meio das infraestruturas a construir pela ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, empresa intermunicipal criada pelos municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure.

Um projeto que surge numa lógica de otimização dos investimentos públicos e de parceria, no âmbito de um protocolo de cooperação entre os municípios de Soure e Pombal, celebrado em 2017, com vista ao desenvolvimento de uma solução conjunta que melhor satisfaça os interesses das populações das respetivas áreas territoriais e, ao mesmo tempo, potencie a capacidade e rentabilidade das infraestruturas e equipamentos instalados.

A empreitada, agora adjudicada pela Câmara de Pombal, permitirá igualmente desativar a atual ETAR de Redinha, primeiro porque se encontra já em fase de fim de vida útil e também porque não teria capacidade, nem seria desejável, nem mesmo possível, assegurar ali o tratamento adequado de todos os efluentes recolhidos na freguesia.

Os trabalhos contemplam ainda a remodelação e redimensionamento da rede de abastecimento de água e também a substituição de um troço da conduta de Ourão que serve parte de Pombal.

Pombal, 19 de novembro de 2021