“Escola Natureza+” vence concurso de desenvolvimento sustentável

O projeto “Escola Natureza+” foi o vencedor, na dimensão Planeta, do Prémio ODSlocal, que será atribuído durante a Conferência Anual ODSlocal, que se realizará, no próximo dia 24, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

O prémio surge no âmbito da adesão do Município de Pombal à plataforma municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODSlocal, a qual visa monitorizar o cumprimento dos ODS, mapear e medir o impacto das boas práticas e projetos dos municípios e valorizar os projetos promovidos pelos agentes locais.

O “Escola Natureza+” foi um dos 13 projetos, em execução no Concelho de Pombal, que concorreram ao prémio, de cariz monetário, a atribuir pelo consórcio a três projetos a nível nacional que se encontram mapeados no portal ODSlocal; apresentem um impacto positivo no avanço da Agenda 2030; e que sejam inspiradores e possuem um elevado potencial de replicabilidade.

Desenvolvido pela Associação Natureza+, instalada na antiga escola primária da Roussa, na Freguesia de Pombal, o projeto é uma nova resposta educativa e lúdica para as crianças e famílias de Pombal, utilizando como recurso pedagógico infinito a natureza.

É uma alternativa a pais e adultos que acreditam que é na interação com a natureza, que as crianças crescem de forma saudável, tornando-se mais resilientes, autónomas, criativas e com maior autoestima.

O desenvolvimento do projeto visa conectar as crianças com a natureza, oferecendo experiências únicas de descoberta e de aprendizagens que despertem o sentido de pertença a uma comunidade e que as tornem mais confiantes, mais atentos aos outros e ao seu impacto no mundo. Por outro lado, é um projeto que também pretende despertar a consciência de todos para as problemáticas da sustentabilidade e meio ambiente, que se encontram na ordem do dia.

Pombal, 17 de novembro de 2021