Pombal reconhecido pelas melhores práticas e medidas de apoio aos cuidadores informais

A Câmara Municipal de Pombal é uma das 24 autarquias portugueses reconhecidas pelas melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais. Para além de receber um Selo de Mérito, o município é o único do distrito de Leiria que passa a integrar a Rede das Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, um projeto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, com o apoio institucional da Merk.

A capacitação de cuidadores formais e informais tem sido uma dimensão prioritária para a Câmara Municipal, pois está inscrita como necessidade no Diagnóstico Social (2017) e perspetivada no Plano de Desenvolvimento Social. Nesse sentido o Município de Pombal ao considerar que não se deve substituir a nenhuma instituição, encontrou a forma que considera mais adequada, dando os meios para viabilizar os projetos.

No âmbito do CLDS 4G – Rosa-dos-ventos, do qual o Município é promotor, tem vindo o ser desenvolvida a Atividade “Saber Cuidar, Cuidar Melhor”. Esta Atividade compreende a realização de 9 sessões de sensibilização dirigidas a cuidadores informais e comunidade em geral, a decorrer entre novembro de 2020 e setembro de 2022, em parceria com as juntas de freguesia, associações e/ou outras entidades, para melhoria do bem-estar comunitário.

Até à presente data, já foram realizadas oito sessões de sensibilização sobre o Estatuto do Cuidador Informal que abrangeram 57 participantes e nas quais foram abordados os seguintes temas: Cuidador Informal Principal; Cuidador Informal Não Principal; Pessoa Cuidada; Reconhecimento do Cuidador Informal; Requisitos genéricos Cuidador Informal Principal; Requisitos, referentes à Pessoa Cuidada; Direitos e Deveres do Cuidador Informal; Medidas de Apoio Comuns e Especificas do Cuidador Informal; Condição de Recurso – Cálculo e Rendimentos; Acumulação com outros benefícios; Formulários e documentos necessários.

O Município de Pombal é também parceiro e cofinanciador do projeto de intervenção comunitária sénior “Pombal Somos+”, promovido pela Associação Alzheimer Portugal – Delegação Centro que oferece formação gratuita na área das demências a cuidadores formais e informais de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho interessadas.

De referir ainda que no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social de Pombal foram igualmente realizadas várias ações durante o ano de 2019, pelo parceiro do Conselho Local de Ação Social de Pombal, ACES do Pinhal Litoral – através da Unidade de Cuidados à Comunidade de Pombal.

As ações contemplaram a realização de três sessões de promoção da literacia em saúde destinadas a Cuidadores Informais; elaboração de um panfleto para capacitação do cuidador – “Úlcera por Pressão”; e a realização de 95 visitas domiciliárias dirigidas para a capacitação do Cuidador Informal.

Pombal, 1 de outubro de 2021