Jovem Autarca

Resultado eleitoral 2021/2022

Sara Gaspar, natural da freguesia de Carnide e estudante no Colégio João de Barros, nas Meirinhas, foi eleita primeira Jovem Autarca de Pombal.

Saiba o resultado em detalhe aqui

Listagem de candidatos- Programa Jovem Autarca 2021/2022

Júlia Vieira // Partilha as tuas ideias!

Dinis Marques // Para os jovens e com os jovens de Pombal

Agrupamento de Escolas Gualdim Pais

Sofia Gonçalves // Sabedoria e Consciência para uma melhor convivência!

Francisco Mota // Por um Pombal mais saudável

Agrupamento de Escolas de Pombal

Sara Gaspar // Tu contas!

Colégio João de Barros

Raquel Marques // Pombal, os jovens participam!

Agrupamento de Escolas da Guia

Margarida Ribeiro // Se nos jovens acreditar, Pombal uma cidade melhor vou tornar!

Agrupamento de Escolas Gualdim Pais

Joana Pedrosa // A voz dos Jovens!

Agrupamento de Escolas de Pombal

Maria João Lopes //  Envolve-te e participa!

Agrupamento de Escolas de Pombal

Raquel Pereira // Uma nova atitude pela Juventude!

Agrupamento de Escolas de Pombal

José Cavalheiro // Pombal a crescer, todos vamos ver!

Agrupamento de Escolas Gualdim Pais

O projeto “JOVEM AUTARCA” pretende motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos

Objetivos:

• valorizar a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos;
  • motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável;
  • sensibilizar os jovens para as questões do poder local;
  • estimular o interesse dos jovens na definição das políticas municipais;
  • promover nos jovens uma gestão responsável e consciente do orçamento que lhes será atribuído;
  • preparar os jovens para o debate e discussão de ideias entre os seus pares;

Quem pode candidatar-se?

Jovens com idades entre os 12 e os 17 anos, até ao 11.º ano de escolaridade que residam e frequentem escolas do concelho.

Número de candidatos

Será aceite um máximo de 16 candidaturas, tendo por referência os seguintes critérios:

1. a)     Formulário da candidatura;
  2. b)     Autorização do Encarregado de Educação/detentor do poder paternal;
  3. c)     Declaração comprovativa do ano de escolaridade frequentado pela/o candidata/o;
  4. d)     Lista com assinaturas de, pelo menos, 50 apoiantes;
  5. e)     Manifesto eleitoral que cumpra o número mínimo e máximo de palavras (250-500); e,
  6. f)      Programa de ação, cujo montante de execução não exceda o orçamento estabelecido pelo Município de Pombal e que resulte na adoção de medidas nas áreas da juventude, tempos livres e desporto, património, cultura, ciência e educação.

Duração do mandato

O mandato inicia-se com a tomada de posse e terá a duração de um ano, de forma a permitir ao jovem conciliar as suas atividades escolares e extracurriculares com as funções de autarca.

Período Legislativo – de dezembro de 2021 até ao final do período de legislatura, previsivelmente em novembro de 2022.

A limitação de mandatos é de um ano, pelo que a/o jovem eleita/o não poderá voltar-se a candidatar no ano seguinte.

Quem pode votar?

Jovens que se encontrem a frequentar do 5.º ao 12.º ano de escolaridades e se encontrem matriculados em escolas do concelho.

Data da campanha eleitoral: de 23 de novembro a 7 de dezembro

Quem pode votar?

Podem votar todos os alunos residentes no Concelho, a frequentar os anos de escolaridade do 5º ao 12º ano.
No dia e local das eleições devem fazer-se acompanhar de um documento de identificação.
Data das eleições: 9 de dezembro de 2021

Nota: Os jovens que frequentem a ETAP, Externato albergaria dos Doze e Instituto dom João V podem recorrer ao voto antecipado, de 3  a 8 de dez, via e-mail juventude@cm-pombal.pt.

Boletim de voto