Câmara assegura custos com vigilância nas unidades de Saúde do Louriçal e Guia

A Câmara Municipal de Pombal vai continuar a garantir os serviços de vigilância nas unidades de Saúde do Louriçal e da Guia até ao final do corrente ano, assegurando a totalidade dos custos que ascendem a 38.400 euros. Na sua última reunião, o Executivo aprovou a prorrogação por mais seis meses daquele serviço que já vinha a ser assegurado desde o passado mês de janeiro.
A contratação daqueles serviços de vigilância está a cargo da Junta de Freguesia do Louriçal e da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, tendo para o efeito celebrado um Acordo de Colaboração com o Município de Pombal.
A decisão em assegurar a segurança e controlo de entradas nas instalações do polo do Louriçal da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Vale do Arunca e na Unidade de Saúde Familiar (USF) Pombal Oeste, na Guia, foi baseada em relatos transmitidos à Câmara Municipal por parte dos profissionais de saúde que ali exercem funções, sobre episódios de conflitualidade e risco de funcionamento daquelas unidades.
Uma insegurança reconhecida pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), que considera relevante a presença de um segurança como medida preventiva. No entanto, esta entidade continua a manifestar a sua impossibilidade de assumir a despesa com a contratação de equipas de vigilâncias para aquelas unidades de Saúde.

Pombal, 14 de setembro de 2021