Acesso Rápido

BUPi de Pombal regista novo recorde de registos no cadastro simplificado

BUPi de Pombal regista novo recorde de registos no cadastro simplificado

 

Pombal, um dos municípios que aderiu ao Balcão Único do Prédio (BUPi) em junho passado, mantém-se comprometido com o processo de georreferenciação e regista o 1º lugar no País com o maior número de georreferenciações iniciadas no mês de agosto, num total de 653, tendo já um registo acumulado de 1088 prédios rústicos e mistos omissos cadastrados.

O BUPi (Balcão Único do Prédio), que funciona no Edifício dos Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Pombal, na Rua da Filarmónica Artística Pombalense (Bairro da Agorreta), é um balcão de atendimento presencial e uma plataforma online, que reúne informação sobre as propriedades e os seus donos, e onde os proprietários podem fazer a georreferenciação e o registo dos seus terrenos.

Só assim será possível proteger e valorizar essas propriedades, através de um melhor planeamento e gestão sustentável do território que resultam, entre outras vantagens, numa maior prevenção de incêndios.

A georreferenciação é a identificação de um terreno através de coordenadas geográficas, para que não existam dúvidas sobre os limites da propriedade, sendo mais fácil protegê-la.

Entretanto, o Município de Pombal tem a decorrer um concurso público internacional para a aquisição de serviços para a representação georreferenciada do cadastro geométrico da propriedade rústica ou cadastro predial.

A iniciativa, com um valor base de 373.750,00 euros, surge no âmbito da necessidade verificada em o município dispor de um sistema de cadastro predial rústico que possibilite o acesso à informação dos imóveis, os seus limites e proprietários.

Daí que o referido concurso pretende obter uma sistemática informação de prédios rústicos e mistos, dos seus limites e proprietários, para apoiar de forma central toda a ação do município nas funções e atribuições que estão sob a sua responsabilidade.

 

Pombal, 14 de setembro de 2021