Município acolhe comunidade educativa para refletir sobre Educação Sustentável

“Educação Sustentável – a transformação que se segue” é o tema deste ano do Dia da Educação, promovido pelo Município de Pombal e dirigido à comunidade educativa. Um momento de boas vindas, dedicado aos desafios que docentes, alunos e famílias enfrentam no arranque do novo ano letivo.

A iniciativa decorrerá na próxima quinta-feira, 9 de setembro, a partir das 14h00 no Auditório da Biblioteca Municipal, e com transmissão online através das plataformas digitais do município.

Após sessão de abertura, terá lugar a conferência “Relações potencializadoras – como desencadeá-las?”, com a realização de três painéis.

“Empoderamento de alunos, docentes e famílias” será o tema a abordar por Jorge Rio Cardoso, doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro e professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Por sua vez, José Ramalho, Diretor Técnico do Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha e Diretor Artístico do Teatro Figura, do Ninho de Artistas da Companhia Marionetas de Lisboa, refletirá sobre o tema “Ludicidade/ Artes”.

O terceiro e último painel será subordinado ao tema “Filosofia para crianças” e estará a cargo de Eugénio Oliveira, licenciado em Filosofia, fundador e presidente da direção nacional da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.

Os três momentos serão moderados por Anabela Sousa, Sara Rocha e Manuela Pinto, dos agrupamentos de escolas de Guia, Gualdim Pais e de Pombal, respetivamente.

A sessão de encerramento, que antecederá um “lanche saudável”, contará com a participação do Grupo do Coro Juvenil da Universidade de Lisboa, dirigido pela maestrina Erica Mandillo.

Pombal, 6 de setembro de 2021