Adjudicadas antigas escolas primárias para fins de utilização turística

Realizou-se na manhã desta quinta-feira, 2 de setembro, o ato público da Hasta Pública de Arrendamento de Antigos Edifícios Escolares para fins de utilização turística (alojamento local). Após análise das respetivas candidaturas rececionadas, a comissão designada para o efeito procedeu à adjudicação provisória de nove das 11 escolas que se encontravam a concurso.

Em causa estão os antigos edifícios escolares de Carvalhal (Freguesia de Vila Cã), Zambujais, Gesteira e Tissuaria (Freguesia de Abiul), Barreiras (Freguesia de Redinha), Cavadas, Torneira e Outeiro do Louriçal (Freguesia de Louriçal), e Roubã (União de Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze).

Apenas as antigas escolas de Ladeira e Barrosa (União de Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze) não receberam qualquer proposta.

A adjudicação definitiva será efetuada pelo órgão Câmara Municipal, em reunião do Executivo.

Na sequência de uma primeira Hasta Pública já tinham sido adjudicadas as antigas escolas de Alhais e Silveirinha Pequena, na Freguesia de Carriço, e Almezinha, na Freguesia de Abiul.

De acordo com o respetivo programa de procedimento, os contratos de arrendamento serão celebrados pelo período de vinte e cinco anos, automaticamente renovável por períodos sucessivos de cinco anos, sem prejuízo do exercício do direito de oposição pelas partes contratantes, nos termos da lei.

Pombal, 2 de setembro de 2021