Projeto 3 I’s promove tertúlia pra refletir sobre associativismo na comunidade cigana

O Projeto 3 I’s – Intervir, Inova e Incluir vai promover esta quarta-feira, 28 de julho, por ocasião das comemorações do Dia Nacional do Cigano, uma tertúlia sobre “Boas práticas no associativismo”, com a presença de elementos do Alto Comissariado para as Migrações e de uma associação cigana. A iniciativa terá lugar a partir das 16h30 no Auditório da Biblioteca Municipal de Pombal.

Após a tertúlia será apresentada a peça de teatro “A vida é uma aprendizagem… luta, enfrenta e alcançarás!”, protagonizada pelos facilitadores da comunidade cigana de Pombal e que, na sua preparação contou com o contributo do Teatro Amador de Pombal (TAP).

O Projeto 3 I´s é um projeto municipal cuja estratégia passa pela inclusão social da comunidade cigana e humanização dos espaços onde esta reside, nomeadamente os dois bairros sociais existentes na cidade. Desta forma, dá especial incidência à promoção do sucesso escolar e à participação cívica dos membros da comunidade cigana, através de oportunidades que reforcem as capacidades e os interesses.

Este projeto concorre diretamente para a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

Tem como objetivos fundamentais: o desenvolvimento de conceitos de cidadania, com vista à consciencialização de um sentimento de justiça social e coesão comunitária; a sensibilização para a adequação dos comportamentos às boas práticas para as questões ambientais e hábitos de vida saudáveis; o desenvolvimento de conceitos para uma tomada de consciência das suas competências, capacidades e dos recursos existentes, no sentido de potenciarem a autonomização face à dependência das instituições; e consciencializar o sentimento de pertença fortalecendo a identidade social.

No âmbito da atividade #obairrocria, foram desenvolvidas para promover uma cidadania inclusiva e de não discriminação, mediante o reforço de competências, a consciencialização da comunidade para a importância da criação de uma associação representativa de ciganos de Pombal, no sentido de promover uma cidadania ativa, participativa e acima de tudo reconhecida e envolver o público-alvo na participação regular em atividades desportivas, artísticas e culturais.

Considera-se fundamental a necessidade de proporcionar um espaço de reflexão crítica assimilando boas práticas associativas junto de comunidades congéneres.

No que respeita às atividades desportivas, artísticas e culturais, os facilitadores consideraram primordial transmitir a mensagem da importância da escola, da aprendizagem e do investimento pessoal e profissional que poderá ser mais seguro e estruturado. A peça de teatro “A vida é uma aprendizagem” foi a forma mais direta e visual de o fazerem.

Pombal, 27 de julho de 2021