Casa Varela apresenta novas exposições de pintura e fotografia até final de julho

A Casa Varela – Centro de Experimentação Artística inaugura esta quinta-feira, 17 de junho, às 19 horas, “A Força da Luz” – três exposições de pintura e fotografia que estarão patentes ao público até 28 de julho. Em três pisos distintos, o público poderá conhecer a instalação de Media Art “ASYNCHRONOUS” de Diogo Mendes, a pintura de Paulo Damião na exposição “O Lugar onde se é esperado”, e a técnica fotográfica de Telmo Mendes em “Magiae Naturalis”.

Numa existência onde a perceção é assíncrona da realidade, Diogo Mendes compromete-se a desafiar o seu próprio espaço, multiplicando-o e transformando-o. Compreendendo que esse espaço está diretamente representado pelo isolamento e solidão, a obra pretende desafiar esse conceito e desconstruí-lo. A ampliação do que podemos ser nós, como indivíduos, para algo bem mais abrangente, como a conexão com o próximo e com a comunidade. Esta será a tentativa de personificação destes conceitos: do isolamento que tanto nos condiciona, como nos faz crescer; aquele que só poderá ser representado quando, no momento da performance, o dispositivo artístico se fizer rodear pela multidão.

Por sua vez, Valter Hugo Mãe refere que vê a obra de Paulo Damião “enquanto angústia pelas essências. Artista do que é reduto imanente do humano, ele independe das épocas e está mais próximo do que seria a visão de Deus sobre a própria criação. (…) O que encontro nas suas telas é pura nudez, a queda da máscara, o indivíduo enquanto entrega inelutável, sem fuga, vulnerável e enfim no lugar onde era esperado. Se isso nos salva? Não. Isso aumenta a responsabilidade. O que está em causa é a ética. Deus olha pelo juízo. Talvez olhe pela dor.”

Já o conhecido artista plástico micaelense, carateriza a sua exposição: “Ao discorrer sobre a minha ideia de espaço e de lugar, abre-se uma reflexão sobre o conceito de pertença, que é resultado de vivermos nesses lugares, e de os continuarmos para além do ponto fixo, onde já não estamos. A memória contribui como reservatório de imagens, de pontos de referência, numa espécie de cápsula temporal que nos define e nos hu­maniza.”

Já a “Magiae Naturalis”, de Telmo Mendes, é uma instalação “site specific” constituída por várias câmaras obscuras e nasce da intenção de criar uma relação entre o espaço exterior, Pombal, e o espaço interior da Casa Varela.

Obscurecendo a sala e permitindo a entrada de luz por pequenos orifícios localizados nas janelas da Casa, o exterior das ruas de Pombal entra como projeções luminosas, criando uma simbiose entre exterior e interior. A entrada da energia luminosa, os fotões que se espalham e que preenchem o espaço interior da sala obscurecida são controlados por vários fatores tais como o tamanho do orifício, lentes ou um prisma que provoca a inversão de imagem.

“Magiae Naturalis” cria assim um conjunto de postais vivos de Pombal, um presente contínuo, no qual a luz natural, as mudanças climatéricas e o movimento urbano ao longo do dia alteram a visualização das imagens projetadas.

“A Força da Luz” está patente ao público até dia 28 de julho, às quintas e sextas-feiras, das 16h00 às 21h00, e aos sábados e domingos, das 10h00 às 13h00.

Pombal, 15 de junho de 2021