Pombal participa em debate sobre experiência da Artemrede

O Município de Pombal participará, na próxima segunda-feira, 7 de junho, no primeiro debate do Impulso – Fórum Político da Artemrede, um projeto de cooperação cultural que tem como missão promover a qualificação e o desenvolvimento dos territórios onde atua, constituído por 18 municípios, valorizando o papel central dos teatros e de outros espaços culturais enquanto polos dinamizadores e promotores das artes e da cidadania.

Naquela conversa, transmitida a partir das 11h30 nos canais digitais da Artemrede, pretende-se dar a conhecer melhor a Artemrede através das vozes de alguns dos seus protagonistas: equipa executiva, autarcas, programadores, dirigentes, artistas vão partilhar as suas experiências, opiniões e expectativas sobre o funcionamento e a atividade da rede.

O Fórum Político da Artemrede é uma iniciativa criada em 2015 no âmbito do Plano Estratégico e Operacional 2015-2020, como afirmação da dimensão política da rede e da vontade de promover o debate e a reflexão entre autarcas e outros decisores políticos. Nas suas três edições (2016, 2017, 2019), o Fórum discutiu questões de política cultural e produziu documentos públicos com tomadas de posição e propostas concretas.

Em 2021 os temas, os conteúdos e o formato do Fórum são necessariamente influenciados por três acontecimentos, dois externos e um interno: a pandemia provocada pela Covid-19; as eleições autárquicas que acontecerão no outono deste ano; e o processo de elaboração da Carta de Compromisso da Artemrede e da iniciativa Compromisso Cultura 2030, que a Artemrede tem vindo a desenvolver desde 2020 com os seus Associados.

Estes três acontecimentos suscitam inquietações, propostas e desafios aos autarcas, aos territórios e às comunidades. A pandemia acentuou as fissuras sociais e económicas, redefiniu prioridades de política pública e colocou a descoberto a necessidade de mudanças nos modos de fazer. As eleições autárquicas são uma oportunidade para o debate sobre estratégia e política de cidades. O Compromisso Cultura 2030 tem promovido a consciencialização e a reflexão sobre a importância de uma política cultural municipal integrada, em articulação com todas as áreas do desenvolvimento sustentável.

É, assim, para responder a estas preocupações, que, ao longo de 5 dias, o Fórum Político recolhe e organiza contributos de profissionais da cultura e das artes, artistas, investigadores, autarcas e agentes de desenvolvimento local. Estes contributos respondem a cinco desafios centrais das cidades, nos quais a cultura pode e deve ter um papel fundamental: Território, Democracia, Sustentabilidade, Cooperação e Desenvolvimento.

Cada um destes desafios despoleta conteúdos em formatos diversos, como debates, entrevistas ou depoimentos, pré-gravados ou realizados em direto, partilhados nos canais digitais da Artemrede.

Pombal, 4 de junho de 2021