Acesso Rápido

Presidente da República concede Alto Patrocínio a ‘Caminhos de Leitura’

Presidente da República concede Alto Patrocínio a ‘Caminhos de Leitura’

O Presidente da República concedeu o seu Alto Patrocínio ao Encontro Infantojuvenil Caminhos de Leitura que se realizará entre 11 e 25 de junho em Pombal com um formato hibrido. O evento acolherá alguns dos mais consagrados especialistas e escritores nacionais e internacionais, como Mia Couto (Moçambique), Ondjaki (Angola), Ernestro Rodriguez Abrad (Espanha), Danuta Wojciechowska (Canadá), Dona Batalim, Jorge Serafim, Paulo Condessa, Margarida Botelho e Paulo Galindro, entre outros.

Na sua comunicação ao Município de Pombal, Marcelo Rebelo de Sousa, aproveita para “felicitar os organizadores pelo interesse e mérito desta iniciativa” e formular “votos de maior sucesso”.

Dezoito anos depois, o Caminhos de Leitura afirma-se no panorama regional, nacional, e internacional, como “um encontro no qual se cruza o pensamento crítico de diversos especialistas sobre questões da literatura para a infância, dando ênfase ao tema da promoção do livro e da leitura para a infância e para a juventude”, considera Ana Maria Cabral, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Pombal.

“Transformamos o cais de embarque, a cidade de Pombal, em apeadeiros da ilustração, leitura e memória, proporcionando uma dinâmica imersiva aos participantes e convidados”, frisa a autarca, salientando que “mais de cinco centenas de especialistas, escritores, ilustradores, narradores passaram por Pombal, e partilharam leituras que traziam na bagagem, e levaram muitas outras experiências”, durante os 18 anos de realização do Encontro.

Organizado pelo Município de Pombal, o Caminhos de Leitura tem valorizado os parceiros locais, nos quais se inserem todas as escolas do concelho, dos vários níveis de ensino, obtendo ainda a confiança de parceiros nacionais, como o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Instituto Camões, a Direção do Livro e das Bibliotecas, e a Fundação Calouste Gulbenkian.

Pombal, 24 de maio de 2021