Praia do Osso da Baleia classificada com Qualidade de Ouro pela Quercus

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu, mais uma vez, o Galardão Qualidade de Ouro à praia do Osso da Baleia, distinguindo a qualidade da água balnear daquela que é a única praia do concelho de Pombal.

Para receber a classificação de Praia com Qualidade de Ouro em 2021, a Quercus avaliou vários critérios, como a qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020); a ausência de qualquer tipo de ocorrência/ aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia, durante a última época balnear, bem como os resultados de todas as análises realizadas igualmente no verão do ano passado.

O Galardão Qualidade de Ouro surge depois de a Associação Bandeira Azul da Europa ter distinguido a Praia do Osso da Baleia, com a Bandeira Azul, pelo 18º ano consecutivo, sublinhando o “excelente desempenho na época balnear de 2020, que requereu um envolvimento e um empenho excecional no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável”.

Situada em plena Mata Nacional do Urso, na Freguesia do Carriço, o nome da Praia do Osso da Baleia tem origem no início do século XX devido ao aparecimento de um esqueleto de baleia que, segundo testemunhos orais, terá dado à costa naquele areal.

Esta praia é um local perfeito para quem gosta de grandes caminhadas, pesca desportiva, bodyboard, surf, prática de voleibol de praia, bem como para quem aprecie a beleza natural de uma praia (dunas, flora e fauna).

A Praia do Osso da Baleia recebeu o Galardão Praia Dourada, em 1998, distinguindo-a por apresentar valores singulares do ponto de vista geológico, florístico, faunístico, paisagístico ou patrimonial, com ambientes naturalizados e reduzido grau de infraestruturação.

Desde 2004, a Praia do Osso da Baleia é contemplada com o galardão “Bandeira Azul”, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.

A praia recebe, igualmente, o galardão Praia Acessível, desde 2005, por cumprir os requisitos da legislação em vigor, relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

Pombal, 21 de maio de 2021