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Intervenção Comunitária

Intervenção Comunitária

Ponto de Partida

Desde 2017 que Pombal anda a colocar os pontos nos I’s, operando a mudança no ciclo de pobreza e exclusão social na população residente nos Bairros Sociais, implementando projetos inovadores e diferenciadores que respondem aos desafios atuais, em parceria com diversas entidades, numa intervenção participativa da comunidade, para a comunidade. Pretendeu-se a criação de contextos que levam à mudança de paradigma social na comunidade cigana, promovendo a sua emancipação e garantindo o exercício das suas liberdades e direitos.

Iniciou-se então o trabalho de campo, privilegiando o estar, os momentos de escuta para perceber e sentir a comunidade, os seus anseios, as suas fragilidades e os seus sonhos; esta escuta permitiu-nos perceber uma comunidade pouco escolarizada, inativa, desempregada, subsistindo das vendas ambulantes. A baixa participação cívica e a responsabilidade social criam uma maior vulnerabilidade, baixa autoestima, como se fora um círculo vicioso, passado de geração em geração. Uma comunidade que não valoriza a escola existindo um elevado índice de absentismo e abandono escolar.

Percebemos que o caminho seria promover a mediação intercultural que facilitaria este cruzar de culturas.

Este ponto de partida teve apoio do Programa Escolhas 6ª Geração.

Conscientes dos mecanismos de exclusão e marginalização que afetam os nossos territórios de intervenção, e das modalidades que eles apresentam, procuramos desenvolver as políticas de ação afirmativa necessárias. Quisemos, e queremos, para além da criação de novas oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, reforçando uma educação inclusiva em todas as vertentes, com o objetivo geral de capacitar a comunidade cigana para que seja agente ativa de mudança em diferentes contextos de vida, tendo como objetivos específicos:

  1. Criar pontes entre a comunidade e as instituições, facilitar o diálogo, dar voz, reforçar a confiança e responsabilização mutua
  2. Criar e tornar visível novas formas de olhar: concretização de experiências e interações positivas
  3. Envolver as famílias no percurso escolar das crianças: fomento do gosto pela escola
  4. (Re)integrar em percursos escolares e profissionais
  5. Empoderar homens e mulheres

O Projeto

Este Projeto Comunitário promove a coesão social e a cidadania ativa, assentando numa metodologia participativa, onde o verdadeiro envolvimento da comunidade cigana é crucial, quer na programação das atividades, quer na sua implementação. O trabalho em rede consiste num trabalho de proximidade com residentes dos Bairros Margens do Arunca e São João de Deus, correspondendo estes a um universo de 104 individuos, com idades entre os 6 e os 25 anos de idade. Como significativa mais-valia deste projeto, foram certificados e integrados quatro facilitadores ciganos, posteriormente contratados pela entidade promotora do projeto (Município) e pela entidade gestora (Adilpom – Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal) no sentido de, não só acompanhar e garantir a assiduidade das crianças e jovens na comparência às aulas, como de intervir junto das respetivas famílias, sensibilizando-as para a importância do prosseguimento do percurso escolar dos seus educandos, de forma mais adaptada ao projeto de vida de cada um. Permite, assim, o acesso de todos os intervenientes a informação e a recursos facilitadores do seu papel no desenvolvimento e potenciação das aprendizagens, nas suas diferentes dimensões e promovam-se com regularidade, em diversos espaços da cidade momentos de partilha e de debate de ideias, privilegiando as relações de proximidade e as intervenções em contextos formais e informais. É possivel, de forma gradual e eficiente, o reforço da autoconfiança, da autoestima e autoconceito dos indivíduos envolvidos, tratando-se de uma experiência com resultados bastante positivos ao nível de diversos projetos e atividades intergeracionais.

A implementação do projeto contou com o financiamento através do Programas Escolhas 6ª Geração nos anos de 2017 e 2018, o Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas entre março de 2020 e agosto de 2021 e mais recentemente viu aprovado a sua candidatura à 8ª geração do Programa Escolhas, prolongando o apoio até 2022.

 

Educação

Na área da educação, com o objetivo de promover a sua pontualidade, assiduidade e sucesso escolar. A motivação e gosto pela escola é, efetivamente, o ponto fulcral para a promoção do sucesso escolar e consequente empoderamento para uma vida adulta, plena, informada e de sucesso, através da orientação vocacional e da definição de projetos de vida.

– Acompanhamento de crianças e jovens desde a habitação até à escola e no espaço escola;

– Adaptação de melhores condições em termos de ofertas dos transportes escolares (horários, paragens, abrigos)

– Apoio escolar, tutoria, reuniões com encarregados de educação, sensibilização para a importância e valorização da escola.

– Informação e sensibilização para a importância de retomar os estudos e/ou a aprendizagem nas diversas ofertas que estão ao dispor. Encaminhamento para ofertas de formação para a inclusão e apoio na redefinição da sua missão de vida (objetivos e estratégias).

– Igualdade de género, a presença dos facilitadores aumentou a participação das raparigas nas atividades dentro e fora do contexto escolar (participação em visitas de estudo, desporto, a tendência da retirada precoce da escola das raparigas). Foram promovidas diversas visitas de estudo: empresa de fabrico de sumos onde incluiu experiências laboratoriais, Universidade de Valores, Convento de Mafra, Kidzania, Oceanário, praia, museu e castelo, no sentido de diversificar os contextos educativos das crianças e jovens. A nível desportivo foi incentivada a prática da natação na piscina municipal e do ténis pelos jovens.

– Desenvolvimento de competências de leitura, com diversas ações de promoção da leitura e com a ida da biblioteca itinerante ao bairro, favorecendo a requisição de livros.

-Realizada uma oficina de cinema e animação “ stop motion”  “ pixilação”

Em contexto pandémico foi facilitado apoio na inscrição escolar e nos apoios escolares bem como no ensino à distância, quer na entrega de fichas escolares, quer no apoio nos cabazes alimentares escolares, quebrando barreiras e permitindo integrar e incluir.

Saúde

As ações de literacia apresentam-se como uma forma de promoção do espirito crítico para o desenvolvimento de decisões conscientes e informadas, por forma a promover e manter uma boa saúde.

Para as crianças do 1ºCEB, promoveram-se ações com o objetivo de as motivar para a escolha de alimentos saudáveis e preparação de lanches equilibrados, em casa, em conjunto com pais e encarregados de educação.
Realizaram-se ainda sessões orientadas por técnicos de saúde, indo ao encontro dos temas de interesse e necessidades manifestadas pela comunidade, visando obter mais informação em questões como a diabetes, a hipertensão, doenças do foro psíquico, planeamento familiar e prevenção de comportamentos de risco, inclusive os comportamentos em contexto pandémico.

-Lanches saudáveis “ Lanche Tu Escolhes”, sensibilização das crianças e dos pais para a importância de lanches saudáveis.

-Literacia em saúde onde foram abordados diversos temas diagnosticados pelos participantes: saúde e higiene oral, Alimentação saudável, prevenção da doença diabetes, saúde infantil/vacinação, consanguinidade, planeamento familiar e gravidez, saúde do adulto, hipertensão, etc.

Cidadania

O projeto permitiu desconstruir estigmas relativamente à cultura cigana através da concretização de experiências e interações positivas entre alunos/as da comunidade cigana e não pertencentes a esta. Exemplo disso foi a realização da Gala K´Escolhas e da Noite Calon , que contou com a assistência de mais de 600 pessoas da comunidade no geral

Gala K’Escolhas

1ª Noite CALON

A confiança e valorização da comunidade permitiu-a também criar e co-construir iniciativas de cariz solidário para a comunidade em geral (https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/ciganos-de-pombal-oferecem-cabazes-20-familias-carenciadas-8300) e participar em conferência online de alcance nacional “Boas práticas de mediação intermunicipal em contexto educativo” do PIICIE da CIMRL https://www.youtube.com/watch?v=oWhZT2krCdg

Destaca-se ainda a inclusão de várias ações do projeto em revistas a cargo do observatório nacional das comunidades ciganas e da realização de um artigo científico nacional.

https://www.rtp.pt/play/p7062/e479746/um-mundo-melhor

MUNICÍPIO DE POMBAL

Enquanto entidade promotora desenvolve respostas locais à intervenção comunitárias:

Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar (PMPSE) / Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da CIMRL (PIICIE), Serviços e Projetos Educativos do Município, Plano Municipal para a Igualdade de Género, Plano Integrado para a Promoção de Alimentação Saudável e Atividade Física

ADILPOM – Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal


Função no projeto: Entidade com Função de Gestão
Esta entidade tem ao longo dos seus 20 anos de existência, promovido a prossecução do seu objeto estatutário: a promoção e valorização dos recursos locais, especialmente os humanos. É por isso, a associação local que entendemos deter a maior experiência nesta área, pois realiza formação para públicos desfavorecidos há vários anos. Enquanto entidade gestora do programa Escolhas 6ª geração com o projeto 3I’S- Intervir, Integrar e Incluir – E6G, que tinha por objetivo intervir, integrar e incluir no sentido de operar a mudança do ciclo de pobreza e exclusão social em que se encontra a comunidade cigana residente nos bairros sociais de Pombal e entidade beneficiária do Fundo de Apoio à estratégia nacional para a integração das comunidades ciganas (FAPE 2020-2021), tem uma vasta experiência adquirida que coloca neste projeto através da disponibilização de 2 recursos humanos especializados na área do serviço social e da formação profissional.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Pombal (CPCJ)

É uma instituição que visa promover os direitos das crianças e dos jovens e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral através de ações que assentam na capacitação parental e vinculação em conceitos e valores que facilitem a estruturação familiar e desenvolvimento de competências. A complementaridade com este projeto assenta na referenciação feita pelas Escolas à CPCJ, nas situações de absentismo, abandono escolar ou outras em que se considere estar em risco o bem-estar da criança.

https://www.facebook.com/CPCJ-de-Pombal-153384148744081

Agrupamento de Escolas de Pombal

Enquanto escola que recebe o maior número de alunos provenientes da comunidade cigana e migrante no concelho, este é um parceiro crucial na implementação deste projeto que procura contribuir para percursos escolares de sucesso e contribuir para emancipação dos participantes. A partilha de informação acerca do percurso e sucesso escolar dos participantes é essencial para o desenho de uma intervenção que incinda diretamente nas suas causas. O Agrupamento articula com os diferentes serviços que oferece à comunidade educativa, alunos e suas famílias: o Centro Qualifica, especificamente orientado para aumento das qualificações da população, Serviços de Psicologia e Orientação vocacional, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família e Técnicos de Educação para a Saúde, numa ótica de partilha de recursos e de corresponsabilização das iniciativas que contribuem para o mesmo fim.

Aderiu, no ano letivo 2019/2020, ao Plano Nacional das Artes, com Plano Cultural de Escola em implementação que prevê ações que pretendem promover espaços e momentos de fruição e de produção cultural.

https://www.aepombal.edu.pt/

Agrupamento de Escolas Gualdim Pais

Enquanto uma das escolas da sede de freguesia de Pombal recebe um grande número de alunos migrantes, é por isso um parceiro essencial na implementação deste projeto que procura contribuir para percursos escolares de sucesso e contribuir para emancipação dos participantes. A partilha de informação acerca do percurso e sucesso escolar dos participantes é imprescindível para o desenho de uma intervenção que incinda diretamente nas suas causas.

O Agrupamento articula com os diferentes serviços que oferece à comunidade educativa, alunos e suas famílias: Serviços de Psicologia e Orientação vocacional e Técnicos de Educação para a Saúde, numa ótica de partilha de recursos e de corresponsabilização das iniciativas que contribuem para o mesmo fim.

https://agpais.edu.pt/

Junta de Freguesia de Pombal

No âmbito da delegação de competências da Câmara para as Juntas de Freguesia, esta entidade é responsável pela implementação de respostas para a escola a tempo inteiro, nomeadamente nas Atividades de Enriquecimento Curricular para alunos do 1º CEB. Por isso, disponibiliza tempo com as crianças participantes para a dinamização de atividades. É um parceiro fundamental na operacionalização dos apoios à comunidade e no conhecimento das famílias e das suas condições de vida, partilha, assim, informação acerca das necessidades encontradas na comunidade migrante e cigana da freguesia, criando pontes de contacto através da Comissão Social de Freguesia numa ótica de partilha de recursos e de corresponsabilização das iniciativas que contribuem para o mesmo fim.

https://www.freguesia-pombal.pt/

Pombal, com 626 Km2 de área, insere-se na NUTII da Região Centro e na sub-região PT16F – “Região de Leiria”. Tem 13 freguesias e, em 2019 tinha uma população residente de 51 573 indivíduos . A cidade de Pombal constitui o aglomerado urbano mais expressivo, com 182,9 hab./Km2 e a comunidade cigana no concelho reside sobretudo nos 2 Bairros Sociais existentes nesta cidade, totalizando 289 indivíduos.
Em termos habitacionais esta comunidade, reside maioritariamente, no Bairro Social Margens o Arunca com 55 fogos, atualmente ocupados 52, correspondente a 228 indivíduos. No Bairro Social S. João Deus, num total de 76 fogos, residem 61 indivíduos da comunidade cigana.
Estima-se ainda que no Concelho de Pombal existam cerca de 19 famílias que não residem em habitação social e que correspondem a 58 indivíduos.
Relativamente ao Agrupamento de Escolas de Pombal, com um nº total de alunos matriculados de 2982 (do pré-escolar ao 12º ano de escolaridade), 1591 são da freguesia de Pombal e destes 77 são provenientes da comunidade cigana.