Pombal participa em encontro nacional de Conselhos Municipais de Juventude

O Município de Pombal é um dos 79 municípios participantes no I Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude, que se realiza a 23 e 24 de abril, juntando jovens, técnicos municipais e decisores políticos na cocriação de uma carta de dez ideias para melhorar aqueles conselhos municipais e uma bolsa de projetos.

O objetivo principal passa por dar uma voz ativa aos jovens neste aperfeiçoamento, fazendo jus ao objetivo para a Juventude Europeia: “Espaço e participação para Todos”.

Pombal conta com a presença de dois dos seus conselheiros municipais da juventude e um técnico do Município, que se juntam aos 240 jovens participantes. Por sua vez, a Vereadora da Juventude, Ana Maria Cabral, participará no Encontro Nacional de Vereadores da Juventude, que decorre em paralelo.

“Durante este Encontro, pretende-se criar uma reflexão sobre a missão, o impacto e o potencial dos Conselhos Municipais da Juventude, que são um órgão consultivo, da competência do município, que promove a participação jovem e o envolvimento de organizações de juventude na definição de políticas de juventude concelhias”, refere a Vereadora.

A iniciativa é coorganizado pelos municípios de Braga e do Porto, pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ), pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), procurando repensar soluções que promovam uma maior e efetiva aproximação dos jovens às instituições democráticas.

Pombal, 23 de abril de 2021