Pombal celebra 47º aniversário da revolução de 25 de abril

O Município de Pombal vai celebrar o 47º aniversário do 25 de abril de 1974, com um programa de atividades condicionado devido à atual situação pandémica relacionada com o SARS-CoV-2.

Às 10h00 serão hasteadas as bandeiras no Edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se uma evocação ao capitão de abril Salgueiro Maia junto ao seu busto, no Largo Salgueiro Maia.

Seguir-se-á uma apresentação pública nas redes sociais do Municipais do videoclipe “Pombal canta abril”, com artistas pombalenses com a gravação de dois temas musicais: “A morte saiu à rua” (José Afonso) e “Flor sem tempo” (Paulo de Carvalho).

Antes, na sexta-feira, 23 de abril, a Casa Varela – Centro de Experimentação Artística, apresentará, em duas sessões, “Perception”, de autoria de Nuno Mika Studio. Através do som e imagem é criada uma performance audiovisual imersiva onde o espaço de apresentação é incluído no espetáculo.

No sábado, 24 de abril, às 11h30, será a vez de o Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas Manobras – primavera 2021 apresentar, no Largo do Cardal, o espetáculo circense “CRASSH_DUOCIRCUS”.

Programado pelo grupo de Visionários da Artemrede, WETUMTUM apresenta uma viagem louca aos sons que não sabes serem possíveis! Capacetes, baldes, tachos, tudo é incrível para fazer da música e do divertimento o mote. Pelo meio há malabarismo, comédia e uma energia contagiante com os dois personagens CRASSH.

Por sua vez, “Trazemos à Memória… o 25 de abril em Pombal contado pelos documentos” é a exposição que o Arquivo Municipal terá patente ao público até 30 de maio.

Trata-se de uma mostra documental que aborda como o 25 de abril foi vivido em Pombal. As atas das reuniões de Câmara de 30 de abril de 1974; de 7 de maio, última reunião do presidente e vice-presidente Francisco Manuel de Menezes Falcão e José Augusto Vieira, respetivamente, realizada conjuntamente com o Conselho Municipal; a ata da reunião de 14 de maio, presidida por José Maria Capeto Alvarez, designado por alvará do Governador Civil de 11 de maio de 1974, e a ata da reunião de 19 de junho de 1974, da instalação da primeira Comissão Administrativa Municipal da democracia, nomeada por Portaria de 14 de junho e cuja posse foi dada no Governo Civil de Leiria a 18 de junho, presidida por Manuel das Neves Mendes Pimentel.

A mostra integra, ainda, um conjunto de fotografias que retratam os acontecimentos vividos na então vila de Pombal, no 1 de maio, onde podemos destacar, de entre inúmeras personalidades locais ligadas à luta pela democracia, a honrosa presença dos capitães de abril Salgueiro Maia, figura incontornável da revolução de abril, e o pombalense Ferreira da Silva.

Pombal, 22 de abril de 2020