Redes de saneamento básico em curso num investimento de 5,8 milhões de euros

A Câmara Municipal de Pombal tem em curso a realização de quatro empreitadas de construção de redes de saneamento básico num investimento total superior a 5,8 milhões de euros, aumentando significativamente o número de habitações servidas por sistema de drenagem de águas residuais domésticas.

Na passada segunda-feira, 12 de abril, tiveram início as obras de construção da rede de saneamento no lugar de Casal da Rola e zona envolvente, num investimento de 845.670,54€ (acrescido de IVA). Os trabalhos estão a cargo da empresa Delfim de Jesus Martins & Irmão, Lda, sediada na freguesia de Abiul, e têm um prazo de execução previsto de 365 dias.

No mesmo dia arrancaram, também, os trabalhos referentes à construção da rede de saneamento dos lugares de Ilha de Cima, Moitas Brancas, Ilha de Baixo, Rosados e Silvas, a cargo da empresa Pinto & Braz, Lda, sediada no concelho de Leiria, pelo valor de 773.958,18€ (acrescido de IVA) e com um prazo de execução de 365 dias.

Desde fevereiro que se encontram a decorrer as empreitadas relativas às redes de saneamento em Assanha da Paz, Barros da Paz e zona envolvente, adjudicada por 2.138.631,88€ (acrescido de IVA) à empresa Joaquim Rodrigues da Silva & Filhos, Lda, sediada em Abiul.

Também a empreitada nos lugares da Foz, Vale das Moitas, Carriços, Bonitos e São João da Ribeira teve início em fevereiro, num investimento de 2.055.756,74€ (acrescido de IVA), a cargo da empresa Ilhaugusto Construções, Lda, sediada na União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca.

Face à ausência de financiamento comunitário, o Município recorreu a empréstimo bancário para a realização das referidas empreitadas que visam corresponder às necessidades em dotar o concelho de infraestruturas básicas de drenagem de águas residuais.

As novas quatro redes de saneamento referidas ficarão ligadas ao Emissário Carnide – Ilha – Louriçal, obra que representa um investimento municipal de quase três milhões de euros, que as conduzirá para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Louriçal.

Pombal, 16 de abril de 2020